O América-MG deixou escapar a vitória no clássico contra o Atlético aos 50 minutos do segundo tempo. Depois de sair na frente, com gol de Matheusinho, na etapa inicial, o Coelho viu o rival empatar no finalzinho, com Rubens, depois de Dalberson bater-roupa em falta cobrada por Hulk.
O empate mantém os dois clubes na liderança de seus grupos após a sétima rodada no Campeonato Mineiro.
O Galo lidera o Grupo B, com 11 pontos, três à frente do Villa Nova. Já o América-MG chegou aos 15 pontos, na ponta do Grupo C.
O América terá dois jogos na próxima semana. Na quarta-feira (28), o Coelho visita o Maringá pela primeira fase da Copa do Brasil. Já no sábado (2), o desafio será diante do Tombense, também fora de casa, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.
O Atlético, por sua vez, só volta a campo no sábado, quando recebe o Ipatinga na Arena MRV para se despedir dessa fase de grupos do estadual.
Clássico começa animado, mas longe do gol
Os primeiros minutos do clássico foram agitados, especialmente no meio-campo. América e Atlético tentavam avançar, mas paravam na intermediária de ataque e não chegavam ao gol.
A primeira chance clara foi do Galo, com o jovem Alisson. Após grande lançamento de Bruno Fuchs, o camisa 45 avançou pela ponta direita, driblou o defensor do América e marcou o gol com estilo, mas após revisão do VAR, foi confirmado o impedimento.
Pouco depois, foi a vez do América. Após boa troca de passes pela direita do ataque, a bola foi escorada na área para Matheusinho, que finalizou com força, mas na rede pelo lado de fora.
Domínio troca de lado, e América leva a vitória para o intervalo
O Atlético assumiu o controle das ações e quase abriu o marcador, mais uma vez com Alisson em jogada individual. Ele recebeu de Saravia, cortou para o meio e chutou muito bem, ainda fora da área, mas Delberson raspou na bola e cedeu escanteio.
Por outro lado, quem balançou a rede foi o Coelho. Aos 43 minutos, Jacaré recebeu grande passe dentro da área, mas o chute foi travado por Saravia. Na sobra, Matheusinho balançou a rede e abriu o placar. O lance foi revisado pelo VAR por possível impedimento, mas o gol americano foi confirmado.
Na saída para o intervalo, Felipão foi muito xingado por torcedores do Atlético.
Atlético volta pressionando, mas deixa espaço para contra-ataques do América
Com a derrota parcial, o Galo tentou o ataque desde o começo da etapa final. Na mesma tônica do primeiro tempo, as principais ações passavam pelos pés de Alisson, mas o jogo atleticano pouco fluia.
Vendo o adversário no ataque, o América deu um passo atrás no campo e trabalhou bem nos contra-ataques. foram criadas muitas situações de jogadas rápidas, mas o Coelho teve o mesmo problema do Atlético e viu dificuldades para entrar na área de ataque.
Dalberson salva o América no Horto
A pressão do Atlético começou muito grande e rapidamente gerou duas chances perigosas de gol. Primeiro com Paulinho, que ficou cara a cara com Dalberson, mas viu o goleiro adversário fazer grande defesa.
Minutos depois, Ricardo Silva tentou cortar cruzamento de Arana, mas mandou na direção do próprio gol. Mais uma vez, Dalberson se esticou e fez grande defesa. O goleiro do Coelho foi decisivo na vitória deste sábado.
Outro destaque do Coelho, já na reta final, foi Felipe Azevedo. O atacante entrou criando problemas para o Atlético, perdeu uma chance clara e ainda acertou a trave.
Rubens empata
O Galo empatou aos 50 do segundo tempo. Rubens aproveitou falha de Dalberson, que bateu-roupa em cobrança de falta de Hulk, e deixou tudo igual: 1 a 1.
América-MG 1 x 1 Atlético-MG
América-MG
Dalberson; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Júlio e Marlon; Alê (Rodriguinho), Juninho e Matheusinho (Felipe Amaral); Fabinho (Benítez), Jacaré (Felipe Azevedo) e Renato Marques (Rodrigo Varanda). Técnico: Cauan de Almeida.
Atlético-MG
Everson; Saravia (Edenilson), Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Igor Gomes (Rubens), Alisson (Vargas) e Gustavo Scarpa (Pedrinho); Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.
Gols
Matheusinho, América (43 min 1T), do América; Rubens, Atlético (50min 2T)
Cartões Amarelos
Júlio e Dalberson (América); Saravia, Paulinho (Atlético)
- Data, horário e local: sábado, 24 de fevereiro de 2024, às 16h30 (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte
- Renda: R$ 174.780,00
- Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima
- Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Luanderson Lima dos Santos
- VAR: Daniel Nobre Bins