Finalistas da Copa Libertadores, Atlético-MG e Botafogo entram em campo nesta quarta-feira (20) e fazem uma prévia da decisão do torneio de clubes mais importante da América do Sul. A partir das 21h30 (de Brasília), os times se enfrentam na Arena Independência, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos incidentes ocorridos na decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o Galo teve a Arena MRV interditada provisoriamente e também não poderá comercializar ingressos nos jogos como mandante.
Líder do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos, o Botafogo tenta vitória fora de casa para tentar ampliar a vantagem sobre o Palmeiras, segundo colocado. O Alviverde tem 64.
Já o Atlético-MG, não vence há sete jogos na temporada; cinco apenas no Brasileirão. Com 42 pontos, a equipe comandada por Gabriel Milito aparece na 10ª posição.
Em “crise futebolística” e “golpeado” pelos últimos resultados – foi desta maneira que Milito traduziu o momento de sua equipe -, os mineiros precisam vencer para respirar, se afastar dos últimos colocados e tentar encostar no grupo que garante vaga na Libertadores do próximo ano.
A distância para ambos (Juventude, 17º, e Cruzeiro, 7º), neste momento, é de cinco pontos.
Para o confronto em Belo Horizonte, o Atlético-MG não poderá contar com três atletas que servem às respectivas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O zagueiro Junior Alonso defendeu o Paraguai, o volante Alan Franco estava com o Equador, além do atacante Eduardo Vargas foi convocado mais uma vez pelo Chile.
Do lado botafoguense, Artur Jorge aguarda a apresentação dos seis jogadores convocados em BH, nesta quarta-feira (20).
São os casos de Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles, da Seleção Brasileira, Almada, da Argentina, Savarino, da Venezuela, e Gatito Fernández, do Paraguai.
A participação destes atletas contra o Atlético-MG será avaliada individualmente, levando em conta a participação dos atletas nos jogos das seleções e as respectivas condições físicas. Desta forma, o treinador português pode precisar montar um novo sistema ofensivo do Botafogo.
O lateral-esquerdo Guilherme Arana, cortado da Seleção Brasileira por entorse no tornozelo, está em tratamento na Cidade do Galo.
O meia Matías Zaracho, poupado na última rodada, deve voltar a ser opção. Ele estava aprimorando a parte física e deve ter mais minutagem a partir desta quarta-feira.
O zagueiro Bastos, por sua vez, pediu liberação da segunda partida da seleção da Angola, foi atendido e antecipou seu retorno ao Brasil. O defensor deve ser titular na Arena Independência.
Na Arena Independência, o Galo nunca perdeu para o Botafogo. Em oito partidas disputadas, foram cinco vitórias dos mineiros e outros três empates. O último confronto aconteceu em 31 de julho de 2019, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Atlético-MG: Everson, Saravia, Lyanco, Battaglia e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Scarpa (Alisson), Zaracho; Hulk (Paulinho) e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito
Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Gregore, Marlon Freitas, e Almada (Eduardo); Matheus Martins (Savarino), Júnior Santos (Luiz Henrique) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge.
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 20 de novembro de 2024
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).