Os atletas russos e bielorrussos que se classificarem em seus esportes para as Olimpíadas de Paris 2024 poderão participar como neutros, sem bandeiras, emblemas ou hinos no evento do próximo ano, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira (8).
Os atletas foram inicialmente proibidos de competir internacionalmente após a invasão da Rússia na Ucrânia no ano passado, mas desde então têm sido gradualmente autorizados a voltar como atletas neutros na maioria dos esportes.
“O Comitê Executivo do COI decidiu que os atletas neutros individuais que se qualificaram através dos sistemas de qualificação existentes das Federações Internacionais no campo de jogo serão declarados elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos Paris 2024”, disse o órgão olímpico em um comunicado.
“Atletas neutros individuais são atletas com passaporte russo ou bielorrusso.”
Os atletas neutros de Rússia e Belarus competirão apenas em esportes individuais e nenhuma equipe dos dois países poderá participar em Paris.
O COI também disse que os atletas que apoiarem ativamente a guerra na Ucrânia não poderão participar, e qualquer equipe de apoio que o fizer também não será inscrita.
De acordo com a entidade, dos 4.600 atletas classificados para as Olimpíadas de Paris até o momento, oito são russos e três são bielorrussos.
Mais de 60 atletas ucranianos se classificaram. Cerca de 11.000 atletas participarão dos Jogos no próximo ano.