Os canoistas piauienses João Pedro e Maria Cunha já retornaram aos treinos, no início deste mês de janeiro, junto à Seleção Brasileira de Canoagem. A preparação dos atletas ocorre durante todo o ano, na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
O compromisso dos atletas neste início de ano, de acordo com o técnico da seleção brasileira, Figueroa Conceição, é com a preparação para as disputas nos campeonatos internacionais. “Mais especificamente, com o Mundial Junior, o Olympic Hoopes e os Jogos Panamericanos Junior”, disse.
A secretária dos Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo, comentou a evolução de João Pedro e Maria Cunha e disse ser um reflexo do talento e da dedicação que eles têm demonstrado. “Isso, aliado ao suporte de uma rede de apoio, que o Governo do Estado faz parte e estamos confiantes de que 2025 será mais um ano de conquistas”, completou.
O atleta João Pedro agradeceu o apoio e a torcida que teve em 2024. “Foi um ano de muitas vitórias. Neste ano de 2025, a expectativa é de ainda mais conquistas, que devem vir com muito treino e preparação. E vamos para cima!”, disse.
Em 2023, os atletas foram ouro no Sulamericano de Canoagem. Em 2024, os atletas continuaram a fazer bonito e subiram ao pódio diversas vezes. Nos seus mais recentes feitos, conquistaram medalhas durante o torneio Olympic Hopes de canoagem de velocidade, voltado para atletas entre 14 e 17 anos, em Szeged, na Hungria.
João Pedro e Maria Cunha ficaram entre os melhores atletas da canoagem de velocidade do campeonato, ficando ambos com a medalha de bronze. João fez dupla com Diógenes Ferreira, na categoria C2 1.000m sub-17. Maria terminou a competição trazendo o bronze para o Brasil na categoria C1 sub-16, na prova dos 1.000m.
Representando a Escola de Canoagem Iporanga, com sede no município de José de Freitas, município localizado a 53 km de Teresina-PI, João Pedro e Maria Cunha contam com patrocínio do Programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes (Secepi). Hoje, recebem o auxílio do Bolsa Atleta federal e estadual, respectivamente.