A Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) realizou, na manhã desta segunda-feira (31), a solenidade de assinatura dos Termos de Adesão do programa Bolsa Atleta Piauí 2025. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Administração (Sead) e contou com a presença de atletas, técnicos, familiares e autoridades do esporte piauiense.
Nesta edição, foram contemplados 80 atletas e 20 técnicos, que receberão mensalmente valores de R$ 1 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente. O programa visa apoiar o desenvolvimento esportivo do estado, garantindo melhores condições de treinamento, participação em competições e aquisição de equipamentos.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância do incentivo para a continuidade da evolução dos atletas piauienses. “Com esse apoio, nossos atletas e técnicos poderão se dedicar ainda mais ao treinamento e às competições, representando nosso estado com excelência. Temos visto um crescimento significativo no rendimento esportivo dos piauienses, e essa iniciativa do Governo do Estado é fundamental para que possamos alcançar ainda mais conquistas”, afirmou a gestora.
Entre os beneficiados, a atleta Maria Grazzielly comentou a conquista. “Estou muito feliz porque vai me ajudar nas viagens para competição, comprar passagem, alimentação e material esportivo, o que vai ajudar muito. Espero conseguir participar de mais competições e ganhar medalha de ouro para poder concorrer no ano de 2026”, disse.
O atleta de handebol Arthur também reforçou a importância do programa para o crescimento esportivo no estado. “Quero expressar minha gratidão em receber o Bolsa Atleta. Essa bonificação auxilia vários atletas de diferentes modalidades a se desenvolverem e conseguirem melhores desempenhos em competições nacionais e internacionais, representando bem nosso estado e o Brasil”, destacou.
A mãe da atleta de beach tennis Malu Belary, Isabel Fonseca, ressaltou o impacto do programa no desenvolvimento da filha, que é atualmente a número um no ranking nacional na categoria sub-12. “Ela tem grande chance de representar não só o Piauí, mas também o Brasil em Aruba, no Pan-Americano, e ser também representante do Piauí na Copa das Federações pela terceira vez”, contou Isabel.
Malu Belary, celebrou a oportunidade de continuar participando de torneios importantes. “Com o Bolsa Atleta eu consigo participar de muitos torneios, tanto estaduais quanto nacionais”, afirmou.
O técnico de natação Iramar Lira Júnior também recebeu, pela primeira vez, o benefício na categoria de técnico e destacou a relevância do incentivo. “Ficamos muito gratos de receber essa ajuda do Governo e da Secepi. Estou recebendo pela primeira vez o Bolsa Atleta como técnico, o que é muito importante porque, além de desenvolver nossos atletas, ajuda também os técnicos, que são uma parte essencial nesse processo”, disse.
Os contemplados pelo programa atuam em 29 modalidades diferentes, entre olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas, como judô, badminton, atletismo, natação, ciclismo, canoagem, boxe, karatê, skate, taekwondo, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, tiro esportivo, esgrima, corrida de rua, beach tennis, capoeira, kitesurf, futsal, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, basquete 3×3, rugby, futebol de nanismo e tênis de quadra.