Tudo sobre China
A China deu mais um passo em seu objetivo de enviar missões tripuladas à Lua e construir bases lunares permanentes no futuro. O país lançou o primeiro atlas geológico em alta definição do satélite natural do nosso planeta.
Leia mais
Atlas lunar apresenta uma variedade de informações
- O trabalho apresenta dados de mapeamento básicos para o futuro da investigação e da exploração lunar.
- São oferecidas, por exemplo, informações sobre a história da Lua, além da distribuição de recursos mapeados até agora.
- O atlas está disponível em chinês e inglês.
- Ele retrata a superfície da Lua com uma escala de 1:2,5 milhões.
- Também destaca muitas características geológicas lunares, como crateras de impacto.
- As informações são da Space.com.
Mapeamento faz parte dos esforços da China
Cientistas e cartógrafos chineses começaram a desenhar o mapa em 2012. Para isso, contaram com informações provenientes de diversas missões espaciais enviadas à Lua por Pequim.
Nos últimos anos, o país lançou uma série de sondas lunares, incluindo Chang’e 1 e Chang’e 2, que foram encarregadas de mapear a superfície lunar. Outras missões colocaram landers e rovers no lado oculto da Lua (Chang’e 3 em 2013 e Chang’e 4 em 2019, respectivamente), enquanto a Chang’e 5 coletou amostras do solo em 2020.
A elaboração do atlas faz parte de um esforço maior das autoridades chinesas. O governo da China planeja construir uma base lunar, conhecida como Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS), na década de 2030. Além disso, quer colocar seus primeiros astronautas na Lua antes disso.