quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioInternacionalAtivistas são condenadas por jogar sopa em quadro de Van Gogh

Ativistas são condenadas por jogar sopa em quadro de Van Gogh

Duas ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil foram condenadas por jogarem sopa de tomate no quadro Girassóis, obra-prima de Van Gogh, na National Gallery, em Londres. O julgamento aconteceu nesta sexta-feira, 27.

Phoebe Plummer, de 23 anos, foi condenada a uma pena de dois anos de prisão. Anna Holland, de 22 anos, recebeu uma sentença de um ano e oito meses de prisão. O vandalismo ocorreu em outubro de 2022.

A obra não sofreu danos graças a uma chapa de vidro que a protegia. Apenas um pedaço da moldura da pintura foi atingido. “Vocês não tinham o direito de fazer o que fizeram com os Girassóis“, afirmou o juiz Christopher Hehri, que condenou as duas jovens.

No Instagram, é possível ver o momento em que o grupo ataca o quadro. “A arte vale mais que a vida, mais do que comida, mais do que Justiça?”, indagou o movimento, na rede social.

Greenpeace lamenta condenação de ativistas

A ONG Greenpeace considerou que a condenação aplicou uma “pena desproporcional para uma manifestação que causou apenas danos menores a uma moldura de quadro e nenhum dano à tela em si”.

Will McCallum, diretor-executivo da Greenpeace no Reino Unido, declarou que “esta é uma nova etapa sombria na repressão às manifestações pacíficas conduzida pelo último governo”.

Na ocasião, o grupo Just Stop Oil exigia o fim imediato de novos projetos de petróleo ou gás no Reino Unido. Em junho, ativistas da mesma organização vandalizaram a estrutura Stonehenge, classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Girassóis, de Van Gogh

Girassóis é o nome de duas séries de pinturas de natureza-morta feitas pelo pintor holandês Vincent van Gogh. A primeira série, criada em Paris em 1887, mostra os girassóis deitados no chão, enquanto a segunda, feita um ano depois em Arles, retrata um buquê de girassóis em um vaso.

As séries foram criadas como preparação para a chegada de seus colegas pintores Paul Gauguin e Émile Bernard. Van Gogh esperava poder fundar, com eles e outros artistas, uma colônia de pintores na Provença, região no sudeste da França.

Leia mais:

Sobre as obras, van Gogh escreveu: “Tudo será uma sinfonia em azul e amarelo”, e revelou seu cotidiano de artista. “Tabalho todas as manhãs desde o nascer do sol, porque as flores murcham rápido, e tudo precisa ser pintado de uma só vez.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui