A ativista e advogada iraniana Elica Le Bon publicou um vídeo nesta quarta-feira, 14, em seu perfil no Instagram com um alerta ao mundo. A jovem criticou o que chamou de “distorção da história” por parte dos que defendem as ações de seu país contra Israel e colocam a República islâmica como vítima no conflito.
O vídeo, que viralizou nas redes sociais e ganhou as páginas da imprensa internacional, foi compartilhado também pelo governo israelense no Twitter/X.
Le Bon afirmou que há uma distinção entre o regime de Teerã e a nação do Irã, composta por iranianos comuns que desejam viver em paz.
A iraniana argumentou que, longe de ser a vítima, o Irã era o agressor responsável pela criação do Hamas e do Hezbollah, bem como dos houthis no Iêmen, com o único propósito de desestabilizar a região, afirmou.
“Se você nos ouvisse nos últimos dois anos, muito menos nos últimos 45 anos”, disse a jovem, “saberia que os iranianos não querem guerra com Israel. Queremos paz com Israel”.
Visivelmente indignada, a ativista faz uma série questionamentos às pessoas que defendem o governo iraniano com base em teorias de “violações de direitos internacionais” por parte de Israel.
“Quando estávamos [povo do Irã] gritando que estavam matando mulheres iranianas por não usarem véu, onde você estava?”, perguntou Le Bon. “Quando estavam linchando homens iranianos em guindastes por protestarem, onde você estava? Quando estávamos explicando que é uma força de ocupação terrorista, onde você estava?”
Em seu desabafo de repúdio, a jovem ressaltou que os apoiadores do Irã “não são amigos do povo iraniano” e estão colocando muitas vidas em risco.
“É você quem quer guerra com Israel”, afirmou. “É seu ódio por Israel e seu ódio pelos judeus que nos está levando a uma guerra pela qual não pedimos.”
Confira o vídeo completo de Elica Le Bon com legendas em português.
Quem é Elica Le Bon
Elica Le Bon é uma advogada e ativista iraniana com cidadania norte-americana que ganhou destaque por suas críticas ao regime do Irã e por seus posicionamentos em defesa da paz.
Ela também é conhecida por seu ativismo nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde compartilha vídeos e mensagens sobre questões políticas e sociais relacionadas ao Irã com mais de 300 mil seguidores.