Neste domingo, 23, homens armados abriram fogo em duas sinagogas, duas igrejas ortodoxas e um posto policial na região do Cáucaso do Norte, na Rússia. As cidades afetadas foram Derbent e Makhachkala, na província de Daguestão.
O Comitê Investigativo da Federação Russa iniciou um inquérito para apurar terrorismo. Dois policiais foram mortos e seis pessoas ficaram feridas.
Além disso, Shamil Khadulaev, presidente da Comissão de Monitoramento Público do Daguestão, relatou à agência de notícias TASS que o padre Nikolai Kotelnikov, de 66 anos, foi encontrado morto na Igreja da Intercessão da Santíssima Virgem Maria em Derbent. Ele teve a garganta cortada.
Em 2012, aproximadamente 83% da população do Daguestão era muçulmana. Os cristãos ortodoxos representavam 2,4%, e os judeus estavam agrupados com outras religiões, totalizando 0,6%.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Israel se pronunciou sobre o ocorrido.
“Até onde se sabe, os fiéis não estavam nas sinagogas no momento do ataque e não há vítimas conhecidas entre a comunidade judaica”, afirmou o ministério. “A embaixada de Israel em Moscou está em contato com os líderes da comunidade no distrito.”
Imagens e relatos dos ataques na Rússia
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram edifícios em chamas e homens armados trocando tiros com a polícia. Também há relatos de tiroteios em uma igreja ortodoxa na cidade, que é patrimônio da Unesco, e em um posto policial em Makhachkala, a principal cidade da região.
BREAKING:
Islamist terror attack in Dagestan, Russia against a synagogue and a church.
At least 5 police officers k*lled and 1 priest beheaded.
The bearded terrorists are all dressed in black and are shouting “Allahu Akbar” pic.twitter.com/m8TsDOymsq
— Visegrád 24 (@visegrad24) June 23, 2024
O chefe do Daguestão, Sergei Melikov, disse que “pessoas desconhecidas” em Derbent e Makhachkala tentaram “desestabilizar a situação social”.
Os ataques não foram atribuídos a nenhum grupo específico. No entanto, os incidentes ocorrem em meio a preocupações crescentes sobre o aumento de militantes islâmicos — em especial, do grupo ISIS-K — na região.
BREAKING: 🇷🇺 Suspected terrorist attack against an Orthodox Church and Jewish Synagogue in Russia’s Dagestan region. pic.twitter.com/tWwXTJRfrU
— BRICS News (@BRICSinfo) June 23, 2024