Nesta terça-feira (27), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) retomou os serviços odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cacimba Velha, localizada na zona Leste de Teresina. O consultório odontológico, interditado desde novembro de 2023, foi reaberto após o Conselho Regional de Odontologia (CRO) confirmar o cumprimento das melhorias exigidas em notificação.
Dentre as irregularidades constatadas pelo CRO à época da interdição, estavam problemas no aparelho de autoclave, nas tomadas, caixa de material perfurocortante incompatível com o suporte, teto com rachaduras e necessitando de reparos, compressor em local insalubre, móveis e armários enferrujados, entre outros.
A diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, informa que todas as pendências foram resolvidas, o que garantiu a desinterdição do CRO. Além disso, a reestruturação do setor odontológico segue em andamento em outras unidades. “Em janeiro de 2025, encontramos a odontologia da FMS em uma situação crítica. Formamos uma equipe técnica capacitada e implementamos um plano de reestruturação, e até o momento já reabrimos 23 dos 41 consultórios que estavam fora de funcionamento nas UBS”, diz.
Dante Freitas, gerente de saúde bucal da FMS, reforçou os esforços contínuos para normalizar gradativamente os serviços odontológicos. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a um atendimento odontológico de qualidade na rede de saúde municipal. Cuidar da saúde bucal previne doenças na boca e no restante do corpo. Além disso, um diagnóstico precoce é essencial para tratamentos eficazes”
Conheça o fluxo do atendimento odontológico pela FMS
O atendimento odontológico pela FMS em Teresina começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são realizados procedimentos de rotina como avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro, restaurações, extrações dentárias e ações preventivas, como educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
Para casos de urgência, como dor de dente, há 6 pontos de atendimento em hospitais da cidade. Já nos casos mais complexos, as unidades de saúde encaminham os pacientes para um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Nessas unidades, são realizados procedimentos como tratamento de canal, cirurgias de maior complexidade, atendimento a pessoas com deficiência e diagnósticos de câncer bucal, sempre em complementação à Atenção Básica.