sábado, outubro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaAté quatro vezes mais rápido, Wi-Fi 7 é lançado oficialmente

Até quatro vezes mais rápido, Wi-Fi 7 é lançado oficialmente

A nova geração da rede de internet sem fio está chegando. A Wi-Fi Alliance anunciou, nesta segunda-feira (8), o início da certificação de produtos compatíveis com a tecnologia Wi-Fi 7. Este é o último passo antes da chegada ao mercado de roteadores, celulares, tablets, notebooks e vários outros dispositivos que atendem às especificações.

Leia mais



Wi-Fi 7: um novo marco para a rede sem fio

  • Segundo a aliança, o novo protocolo estará presente em mais de 233 milhões de dispositivos em 2024.
  • Até 2028, serão mais de 2 bilhões de dispositivos com acesso ao Wi-Fi 7.
  • A nova geração será melhor que os padrões existentes em streaming de alta largura de banda e jogos de baixa latência sem fio.
  • A tecnologia deve ganhar espaço em meio às aplicações de realidade virtual e o contínuo interesse do público em trabalho remoto e híbrido, garantindo maior estabilidade em locais públicos.
  • As informações são da The Verge.
(Imagem: Shutterstock/A_stockphoto)

Mais veloz e melhor conectividade

Atualmente, já existem roteadores que prometem suporte ao Wi-Fi 7. Na prática, a certificação oficial permite que os consumidores tenham a garantia de que o produto será mesmo compatível com as especificações mais exigentes da nova geração.

O Wi-Fi 7 deve alcançar velocidades acima de 40 Gbps, representando um avanço significativo de picos de transferência em relação ao Wi-Fi 6. Para isso, o novo protocolo “empacota” mais dados em cada transmissão graças à tecnologia 4K QAM, além de oferecer o dobro de tamanho de banda com a adição de um canal de 320 MHz.

Outra melhoria é a capacidade de conectar-se simultaneamente a várias bandas através do MLO (Multi-Link Operation), permitindo a conexão com duas ou três faixas entre 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Ao sair do alcance de um dos espectros do roteador, o usuário não precisará aguardar até que o dispositivo se reconecte em outra banda.

A introdução do Wi-Fi CERTIFIED 7 marca o surgimento da última geração de Wi-Fi e será um acelerador para a adoção em massa do Wi-Fi 7.

Kevin Robinson, CEO da Wi-Fi Alliance

No Brasil, ainda teremos que esperar mais tempo para ter acesso à nova tecnologia. Isso porque ainda é necessário investir na ampliação do Wi-Fi 6. O país ainda debate o uso dividido da faixa de 6 GHz — especificação que chegou com o Wi-Fi 6E e terá seguimento com o Wi-Fi 7 — entre o protocolo de internet doméstica sem fio e a rede celular.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui