terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaAtaques hackers ficarão mais sofisticados do que nunca, diz estudo

Ataques hackers ficarão mais sofisticados do que nunca, diz estudo

O governo dos Estados Unidos já estabeleceu que todas as instituições ligadas ao estado adotem Criptografia Pós-Quântica (PQC) até 2030, em vista a evolução da computação quântica e ataques hackers mais sofisticados. A tecnologia emergente ganhou destaque no relatório Radar Tech 2025, produzido pelo Venturus, instituto de pesquisa e inovação tecnológica sediado em Campinas-SP, em parceria com empresas do setor.

“Todas as empresas que operam nos EUA, inclusive as brasileiras, vão precisar se adaptar a este novo cenário nos próximos anos. A Apple, por exemplo, já se antecipou e adicionou mecanismos de PQC ao Messenger. Com a evolução da computação quântica, é essencial que mesmo os dispositivos comuns estejam protegidos”, afirma Marcelo Abreu, CTO do Venturus.

Inteligência artificial e ataques hackers no centro do relatório

O Radar Tech apresenta, além dos sofisticados ataques cibernéticos, novidades em Inteligência Artificial e demandas do mercado para a ferramenta. “Estão todos olhando agora para a ética e governança da IA. Como é uma tecnologia que virou acessível e democrática, há a necessidade de se explicar os algoritmos. Além dos planos para a regulação da inteligência artificial, já discutida em vários países, como o Brasil”, diz Marcelo Abreu.

Inteligência artificial
IA, blockchain e ataques cibernéticos estão em destaque no relatório. Imagem: SomYuZu/Shutterstock

Ainda dentro do escopo da IA são destacadas as junções de ferramentas generativas com imagem, vídeo, texto e áudio, criando plataformas cada vez mais 360 — além da evolução da reconstituição de cenas 3D para carros autônomos e a agricultura. O relatório também explora o impacto blockchain, com foco em inovações como Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs) e a Tokenização de Commodities, que promete modernizar os sistemas financeiros e tornar transações mais eficientes.

“Vejo grandes possibilidades nesta tecnologia para o futuro, principalmente para o uso de RWAs (ativos tokenizados do mundo real), mas também suspeito que surgirão novos casos de uso que ainda nem cogitamos”, aponta Igor Coser, membro da equipe de Blockchain no Venturus.

IA, blockchain e ataques cibernéticos estão em destaque no Radar Tech 2025. Imagem: SomYuZu/Shutterstock

Entre as tecnologias emergentes destacadas estão a Web3, que representa a próxima geração da internet descentralizada; o avanço da Robótica em novas aplicações industriais e espaciais; e o crescimento da Sustentabilidade Integrada (ESG). Outras inovações incluem Wearable AI e Digital Twin, que oferecem novas formas de otimizar processos e melhorar a experiência do usuário.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui