quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalataques coordenados paralisam trens do país

ataques coordenados paralisam trens do país

Uma série de atentados a instalações da SNCF, a rede ferroviária da França, na madrugada desta sexta-feira, 26, foi classificada pelo governo francês como um “ataque maciço” coordenado para prejudicar os Jogos Olímpicos.

Em diversos pontos ao redor de Paris, cabos elétricos da rede foram cortados e queimados, o que provocou grandes perturbações no tráfego ferroviário da França e atingiu 250 mil passageiros.

Até as 10h em Paris (5h de Brasília), não havia informações sobre os responsáveis pela sabotagem. O presidente da SNCF, Jean-Pierre Farandou, acusou “um bando de iluminados, de irresponsáveis” pelos atos. A previsão é que o conserto das instalações danificadas leve todo o final de semana.

O tráfego ferroviário é responsável por mais da metade do transporte de passageiros na França, com quase 2 bilhões de viagens anuais. Os quase 400 trens de grande velocidade, que podem chegar a 320 quilômetros por hora, interligam as sedes olímpicas de Paris, Bordeaux, Lyon, Marselha e Lille.

As autoridades aconselharam os passageiros a adiarem viagens de trem e reforçaram a segurança nas estações.

Trânsito lento na capital da França

O trânsito em Paris estava lento na manhã desta sexta-feira devido ao esquema de segurança para a cerimônia de abertura. O metrô da cidade, por outro lado, operava normalmente, apesar de alguns problemas técnicos e várias estações fechadas.

Os incidentes não prejudicaram a viagem da seleção feminina de futebol de Bordeaux para Paris. A equipe embarcou no TGV por volta das 10h local (5h de Brasília).

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui