Na manhã desta quarta-feira (23), a sede da Indústria Aeroespacial da Turquia, localizada em Ancara, foi palco de um ataque terrorista, com uma série de explosões e disparos. A ação resultou em três mortes e 14 feridos, conforme anúncio do ministro do Interior, Ali Yerlikaya.
Ele afirmou que dois dos responsáveis pelo ataque foram neutralizados. Ele expressou suas condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos.
Se dió un ataque terrorista contra la INDUSTRIA AEROESPACIAL DE #TURQUÍA🇹🇷…los atacantes serían miembros del partido de los trabajadores del KURDISTAN. pic.twitter.com/zinROH6BCI
— CARLOS AGUIAR-NOTICIAS DE GEOPOLITICA🌐 (@Geopolitik_2030) October 23, 2024
“Condeno veementemente este ato violento”, afirmou o ministro Yerlikaya. “Nossa luta contra o terrorismo será firme até que o último responsável seja capturado.”
YENİ BİLGİ-1
Türk Havacılık ve Uzay Sanayii AŞ. (TUSAŞ) Ankara Kahramankazan tesislerine yönelik terör saldırısında 2 terörist etkisiz hale getirilmiştir.
Saldırıda maalesef 3 şehidimiz, 14 yaralımız var.
Şehitlerimize Allah’tan rahmet; yaralılarımıza acil şifalar diliyorum.…
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) October 23, 2024
Imagens e relatos da mídia local indicam que o ataque pode ter envolvido um homem-bomba. De acordo com informações da televisão estatal turca, o prefeito da província de Kahramankazan, próxima a Ancara, confirmou o número de vítimas e afirmou que os feridos incluem tanto civis quanto membros das forças de segurança.
Ações da Turquia e repercussão da Otan
Agentes do Estado registraram três explosões de alta escala, e há relatos de confrontos entre os terroristas e as forças de segurança. Eles também mencionaram a possibilidade de reféns no local. Vídeos de agências de notícias mostram os agressores descendo de um veículo armado, e, depois, abrindo fogo contra pessoas, que tentavam se proteger.
Serviços de emergência foram ao local do ataque, enquanto a situação ocorria. As autoridades ainda investigam as causas do ataque e a identidade dos responsáveis.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, também se manifestou. Ele condenou o terrorismo em todas as suas formas e expressou solidariedade à Turquia.
A Indústria Aeroespacial Turca é uma das principais empresas do país, com foco em fabricação de aeronaves, satélites e sistemas de defesa. A situação continua em desenvolvimento, e as autoridades monitoram os desdobramentos do ataque.