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Um ataque cibernético tirou do ar dois data centers da empresa CDK Global, fornecedora de sistemas para 15 mil revendas de veículos nos Estados Unidos. A ação dos hackers aconteceu na semana passada e, até agora, há problemas na operação dos estabelecimentos afetados.
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Ataque de ransomware
- A CDK Global oferece uma plataforma que engloba todos os aspectos da operação de uma concessionária de automóveis, incluindo financiamentos, folhas de pagamento, estoques, entre outros.
- Para usar estes serviços, as concessionárias mantêm uma VPN sempre ativa, conectando-se com os data centers da empresa.
- Com a identificação do ataque cibernético, a CDK desligou a maioria dos sistemas.
- A companhia diz estar investigando o caso e trabalhando para retomar todas as operações o mais rápido possível.
- Além de concessionárias norte-americanas, estabelecimentos do Canadá, que também são clientes da CDK, foram afetados pelo ataque hacker.
- A hipótese principal é que tenha ocorrido um ataque de ransomware, um programa malicioso de extorsão capaz de bloquear o computador e criptografar arquivos.
Ataque cibernético pode atrasar algumas entregas de veículos
Grandes empresas do setor automobilístico, incluindo Stellantis, Ford e BMW, confirmaram que o problema afetou alguns de seus revendedores, mas que as operações de vendas continuam. Vários destes estabelecimentos precisaram abandonar as operações digitais e retomar processos manuais para não deixar os clientes desassistidos.
Segundo as montadoras, isso pode causar alguns atrasos e outros inconvenientes para quem estiver comprando veículos neste momento. No entanto, as empresas garantem estar à disposição para minimizar os problemas enquanto o serviço não é restaurado.
Várias concessionárias dos EUA também afirmaram que estão estudando alternativas para evitar novos ataques cibernéticos.