quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaAtaque hacker tira do ar 15 mil concessionárias nos EUA

Ataque hacker tira do ar 15 mil concessionárias nos EUA

Um ataque cibernético tirou do ar dois data centers da empresa CDK Global, fornecedora de sistemas para 15 mil revendas de veículos nos Estados Unidos. A ação dos hackers aconteceu na semana passada e, até agora, há problemas na operação dos estabelecimentos afetados.

Leia mais

Homem andando por concessionária com carros populares a venda
Concessionárias de carros tiveram operações afetadas (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ataque de ransomware

  • A CDK Global oferece uma plataforma que engloba todos os aspectos da operação de uma concessionária de automóveis, incluindo financiamentos, folhas de pagamento, estoques, entre outros.
  • Para usar estes serviços, as concessionárias mantêm uma VPN sempre ativa, conectando-se com os data centers da empresa.
  • Com a identificação do ataque cibernético, a CDK desligou a maioria dos sistemas.
  • A companhia diz estar investigando o caso e trabalhando para retomar todas as operações o mais rápido possível.
  • Além de concessionárias norte-americanas, estabelecimentos do Canadá, que também são clientes da CDK, foram afetados pelo ataque hacker.
  • A hipótese principal é que tenha ocorrido um ataque de ransomware, um programa malicioso de extorsão capaz de bloquear o computador e criptografar arquivos.
CDK Global foi alvo de ataque cibernético (Imagem: BalkansCat/Shutterstock)

Ataque cibernético pode atrasar algumas entregas de veículos

Grandes empresas do setor automobilístico, incluindo Stellantis, Ford e BMW, confirmaram que o problema afetou alguns de seus revendedores, mas que as operações de vendas continuam. Vários destes estabelecimentos precisaram abandonar as operações digitais e retomar processos manuais para não deixar os clientes desassistidos.

Segundo as montadoras, isso pode causar alguns atrasos e outros inconvenientes para quem estiver comprando veículos neste momento. No entanto, as empresas garantem estar à disposição para minimizar os problemas enquanto o serviço não é restaurado.

Várias concessionárias dos EUA também afirmaram que estão estudando alternativas para evitar novos ataques cibernéticos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui