domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaAtaque hacker derruba sistema usado por 9 ministérios do governo Lula

Ataque hacker derruba sistema usado por 9 ministérios do governo Lula

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acionou a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na quarta-feira 24 depois de um possível ataque hacker no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) usado por nove ministérios e dois órgãos.

Segundo a pasta, o “incidente de segurança cibernética” foi registrado na manhã da terça-feira, 23. Internamente, o caso foi reportado em comunicado “urgente” e considerado “grave”.

Na Polícia Federal, o caso deve ficar a cargo da Diretoria de Crimes Cibernéticos. A corporação acompanha o caso e está instruindo a equipe do ministério, mas ainda não instaurou nenhum procedimento formal sobre o episódio.

De acordo com o Ministério de Gestão, o SEI é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

“O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos. Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, informou o Ministério de Gestão, em nota.

Plataforma alvo do ataque hacker, o SEI faz a gestão de documentos e processos eletrônico

A plataforma SEI, alvo do ataque hacker, faz a gestão de documentos e processos eletrônicos e é utilizada pelos ministérios de Gestão; da Fazenda; dos Povos Indígenas; do Planejamento e Orçamento; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; do Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; da Previdência Social; da Igualdade Racial; e das Mulheres. Os órgãos que usam o SEI são a Casa da Moeda e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O incidente reportado à PF também afetou algumas funcionalidades do processo eletrônico nacional. O órgão frisou que o incidente não afetou o Gov.br, portal que oferece uma série de serviços aos cidadãos.

Em nota divulgada nesta quarta, 24, o ministério afirmou que as equipes de tecnologia da informação da pasta atuam para que os serviços afetados pelo ataque hacker “sejam restabelecidos o mais breve possível”. O sistema também está inacessível para usuários externos.

“Ainda não há previsão para a conclusão do reparo. Diante da situação, pedimos que busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente”, disse o Ministério de Gestão em comunicado interno aos servidores.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui