Depois de sete dias de instabilidades causadas por um ataque hacker, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal teve o seu funcionamento totalmente restabelecido nesta segunda-feira, 29.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público, responsável pela manutenção do sistema, divulgou a informação por meio de comunicado.
De acordo com a pasta, a invasão afetou os computadores de nove ministérios, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Casa da Moeda. O principal dano foi a retirada do ar do Tramita Gov.br, no entanto, não houve perda de dados ou impacto nos serviços aos cidadãos.
PF apura ataque hacker ao sistema do governo
A Polícia Federal investiga o caso, mas não divulgou detalhes. Ataques cibernéticos contra o governo têm se tornado mais frequentes. Em abril, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) foi alvo de uma invasão que desviou R$ 3,5 milhões.
Já em janeiro do ano passado, Walter Delgatti Neto foi acusado de invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça. Ele teria agido a mando da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), informação que está sob apuração.