Um motorista avançou seu carro BMW contra um grupo de pessoas no Mercado Natalino de Magdeburgo, no norte da Alemanha, por volta das 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 20.
Segundo o jornal Bild, pelo menos 11 pessoas morreram no ataque, enquanto 60 a 80 pessoas ficaram feridas. De acordo com o jornal alemão Welt, o suspeito seria um homem de 50 anos nascido na Arábia Saudita, que foi preso.
Ele teria alugado o veículo pouco antes do ataque. No entanto, seu nome ainda não foi divulgado pelas autoridades alemãs. A polícia investiga se há outros envolvidos no atentado.
De acordo com testemunhas, o carro se dirigia pela multidão em direção à prefeitura da cidade. “Pelo que sei, um carro atingiu as pessoas que estavam no Mercado de Natal, mas ainda não posso dizer de que direção veio nem a distância”, explicou o porta-voz da cidade, Michael Reif.
Os primeiros feridos foram levados ao Hospital Universitário de Magdeburgo. “Estamos nos preparando para um grande número de feridos”, disse um porta-voz do hospital. “Leitos de UTI estão prontos.”
A polícia buscou por explosivos no local, mas nada foi encontrado. Mesmo assim, o mercado foi fechado e seu proprietário pediu que as pessoas deixassem o centro da cidade.
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, comentou no Twitter/X que as notícias de Magdeburgo o faz “temer o pior”. Ele ainda lamentou as mortes e consolou os familiares. “Meu agradecimento aos socorristas que estão trabalhando incansavelmente nestas horas difíceis.”
Esta matéria está em atualização.