O Corinthians venceu o São Bernardo por 2 a 0, nesta quinta-feira (14), no estádio 1º de Maio, e segue para a terceira fase da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Yuri Alberto e Pedro Raul.
Com isso, o Timão se torna o 18º time da Série A garantido na próxima fase, que contará com a chegada de clubes que disputam a Libertadores, o Athletico-PR, além de campeões de Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B do Brasileirão.
Os gols dos atacantes corintianos foram marcados ainda na primeira etapa. Yuri Alberto converteu pênalti logo aos 5 minutos, e Pedro Raul foi oportunista para ampliar aos 26.
O jogo ainda contou com duas expulsões de jogadores — Garro, do Corinthians, e Hélder, do São Bernardo — e do técnico António Oliveira, do Timão.
Os duelos da terceira fase da Copa do Brasil serão sorteados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ainda não definiu a data do evento.
Yuri Alberto retornou ao palco onde foi alvo de uma forte polêmica ainda neste ano. No duelo entre Corinthians e São Bernardo pelo Paulistão, quando o Tigre venceu por 1 a 0, o camisa 9 do Timão ficou marcado por ser chamado de “burro”, em alto e bom som, pelo seu então técnico Mano Menezes.
Na volta ao 1º de Maio, o centroavante precisou de apenas cincominutos para deixar as más memórias no passado. Em pênalti sofrido por Raniele, Yuri Alberto bateu com classe, deslocou o goleiro e marcou o primeiro gol do Corinthians.
A grande aposta do técnico António Oliveira para a escalação do Corinthians foi uma formação com dois atacantes, sendo eles Yuri Alberto e Pedro Raul. E se o primeiro deles logo foi às redes, o segundo não demorou para repetir o feito.
Em jogada pelo lado esquerdo, Wesley conduziu em velocidade e mirou cruzamento para a grande área, com desvio. Atento, Pedro Raul se antecipou ao goleiro e deu leve toque para aumentar a vantagem alvinegra no placar.
Em um lance contestado pela torcida do Corinthians, a equipe alvinegra acabou ficando com um jogador a menos ainda na primeira etapa. Isso porque Rodrigo Garro foi expulso ainda aos 45 minutos da primeira etapa.
O argentino, que já havia levado cartão amarelo, foi punido após entrevero com Rodrigo Souza na área de defesa do Corinthians. O árbitro acabou amarelando ambos e, por consequência, expulsando Rodrigo Garro da partida.
O Corinthians voltou para o segundo tempo preparado para abaixar suas linhas, dar a bola ao São Bernardo e evitar danos com um jogador a menos. Logo no começo, porém, os céus do ABC Paulista brilharam positivamente ao Timão.
Em lance de contra-ataque originado por arrancada de Pedro Raul, o zagueiro Helder, do São Bernardo, interrompeu a jogada com a mão. Como ele já havia sido advertido com cartão amarelo, acabou expulso por Bráulio da Silva Machado.
São Bernardo: Alex Alves; Vitor Ricardo, Helder, Alan Santos (Kayke), Rafael Forster e Arthur Henrique (Davi Gabriel); Lucas Lima (Rodrigo Souza) e Wesley Dias (Rannyel); Lucas Tocantins, Silvinho e Matheus Régis (Luiz Filipe). Técnico: Márcio Zanardi.
Corinthians: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Yuri Alberto (Cacá), Pedro Raul (Romero) e Wesley (Matheus França). Técnico: António Oliveira.
Motivo: segunda fase da Copa do Brasil.
Data e horário: 14 de março de 2024 (quinta-feira) às 20h (de Brasília).
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).
Gols: Yuri Alberto (5 min 1ºT) e Pedro Raul (26 minºT), para o Corinthians.
Cartões amarelos: Rodrigo Garro, Fagner e Raniele, do Corinthians; Alan Santos, Helder Maciel, Lucas Tocantins e Silvinho, do São Bernardo.
Cartões vermelhos: Helder Maciel, do São Bernardo; Rodrigo Garro, do Corinthians.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa).
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes.