domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaAstrônomos descobrem núcleo espiral do Cometa do Diabo

Astrônomos descobrem núcleo espiral do Cometa do Diabo

Em todo o mundo, astrônomos vêm monitorando o cometa 12P/Pons-Brooks enquanto ele se aproxima do Sol para um encontro no mês que vem. 

Sobre o Cometa do Diabo:

  • O objeto espacial denominado de 12P/Pons-Brooks (12P) é um cometa criovulcânico;
  • Ele é composto de uma concha dura e gelada cheia de gás, poeira e gelo e uma cauda feita do material que vaza do seu interior;
  • Seu apelido “Cometa do Diabo” é devido ao formato de chifre que sua cauda assume quando ele entra em erupção;
  • Ele tem uma órbita elíptica que dura cerca de 71 anos e vai atingir o periélio (ponto mais próximo do Sol) em 21 de abril.

De acordo com a plataforma de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com, a maioria das câmeras está focada na cauda do objeto, que está crescendo mais a cada noite.

O astrônomo norueguês Jan Erik Vallestad decidiu, em vez disso, dar uma olhada mais de perto no núcleo do 12P. Surpreendentemente, lá ele encontrou uma espiral, conforme mostra a imagem abaixo.

Núcleo espiral do Cometa do Diabo. Crédito: Jan Erik Vallestad via Spaceweather.com

“A imagem foi processada no Pixinsight com alongamento moderado para revelar a estrutura no núcleo”, explica Vallestad. “Isso é factível porque o núcleo em si não foi ‘explodido’ (saturado) nos meus dados originais”. 

Outros astrônomos também notaram a espiral ou – símbolo “yin-yang” – do núcleo do cometa. Juris Seņņikovs, de Dobele, Letônia, fotografou o cometa e encontrou a característica também.

Imagem obtida da Letônia também mostra o núcleo espiral do Cometa do Diabo. Crédito: Juris Seņņikovs

“Depois de ver a imagem de primeira página de hoje de Jan Erik Vallestad, processei minha imagem do cometa 12P/Pons-Brooks de maneira semelhante”, diz Seņņikovs. “Para minha surpresa, também tive uma espiral em torno do núcleo do cometa. Sem processamento, pode-se facilmente perder essa estrutura”.

Alguns astrônomos acreditam que as frequentes explosões do 12P/Pons-Brooks são um sinal de “criovulcanismo”. De acordo com essa ideia, a superfície do objeto é lotada de gêiseres, que expelem plumas geladas de poeira e gás para o espaço quando aberturas frágeis são expostas à luz solar. Tais plumas de escape naturalmente se dobrariam em espirais à medida que ele gira.

O Cometa do Diabo está atualmente localizado no céu ocidental após o pôr do sol, cerca de 15 graus acima do horizonte para a maioria dos observadores. Brilhando tão intensamente quanto uma estrela de magnitude 6, o cometa tem passado pela galáxia Andrômeda durante todo o mês.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui