sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaAstronautas 'presos' no espaço aparecem magros e abatidos

Astronautas ‘presos’ no espaço aparecem magros e abatidos

Imagens recentes dos astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore, na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, geram preocupação quanto à saúde dos tripulantes, conforme relata o Globo.com.

Oficiais da Nasa, Sunita e Barry estão na ISS desde 6 de junho, quando seu Boeing Starliner apresentou problemas técnicos. Nas fotos divulgadas, Sunita aparece abatida, enquanto Barry exibe sinais de perda de peso.

Na imagem, ambos estão durante uma refeição improvisada com pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. Embora demonstrem bom humor, há sinais claros de desgaste físico.

Sunita Williams astronauta Nasa ISS
Sunita Williams mostrou desgaste físico na imagem | Foto: Reprodução/Nasa

O dr. Vinay Gupta, entrevistado pelo Daily Mail, afirma que as condições adversas da ISS impactam no organismo humano. Ele explica que, em missões prolongadas, o corpo sofre com a falta de gravidade e o estresse físico causado pelo ambiente extremo, o que acelera o consumo calórico.

Isso ocorre porque o corpo humano, em ambiente espacial, precisa lidar com baixas temperaturas e se adapta a condições que exigem maior gasto energético, levando a uma perda de peso significativa. Maior número de calorias é queimado, no corpo humano, em comparação com o que ocorre em solo terrestre.

Atenção especial com os astronautas

Além do emagrecimento, o médico destaca que a maior preocupação é a atrofia muscular. “Eles estão consumindo alimentos calóricos, como carnes frias e outras proteínas ricas em gordura, mas isso não representa uma dieta balanceada”, explica Gupta.

Barry Wilmore astronauta Nasa isolado na ISS
Barry Wilmore é um dos dois astronautas isolados na ISS | Foto: Reprodução/Nasa

Segundo ele, esse tipo de alimentação, comum em missões espaciais, é rica em calorias, mas insuficiente em nutrientes essenciais para a manutenção da massa muscular e a recuperação física.

Em missões de longa duração, como a que Sunita e Barry estão enfrentando, essa combinação de perda de massa muscular e dieta desequilibrada é motivo de preocupação médica.

Os astronautas necessitam de atenção especial, segundo o médico. A falta de nutrientes adequados e o ambiente hostil da ISS tornam-se fatores críticos para a saúde em períodos prolongados no espaço. Exigem ajustes específicos na alimentação e no treinamento físico.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui