Você já descobriu aqui que os astronautas da NASA no espaço podem votar nas eleições que acontecem na Terra, seja na Estação Espacial Internacional (ISS) ou em outras missões espaciais. No entanto, há algo relacionado as eleições que ele não podem fazer: campanha para algum dos candidatos.
Os quatro astronautas atuais na ISS já votaram ou poderão votar por meio de cédulas de ausentes, enviadas via satélites e estações terrestres da NASA. Desde 1997, uma lei do Texas permite que astronautas votem do espaço, já que muitos vivem no estado.
Embora possam votar, os astronautas da NASA têm restrições quanto à participação em atividades políticas, especialmente no que diz respeito ao apoio explícito a candidatos ou partidos.
O Hatch Act, uma lei federal dos EUA, proíbe funcionários federais, como astronautas, de usarem suas posições para influenciar eleições. Isso inclui o endosse de candidatos enquanto estão em serviço ou utilizando recursos do governo, como uniformes ou veículos da NASA, incluindo a ISS.
Como os astronautas podem participar do debate político
- Os astronautas ainda podem expressar suas opiniões sobre questões políticas e de interesse público, desde que não se envolvam em atividades partidárias.
- Um exemplo recente foi quando as astronautas Anne McClain e Jessica Meir postaram uma selfie com adesivos “Eu Votei”, que causaram confusão, já que os adesivos mencionavam “harrisvotes.com”.
- No entanto, isso se referia ao condado de Harris, no Texas, e não ao apoio a um candidato específico, portanto, não violou a lei.
Apesar disso, a política e a NASA às vezes se cruzam, como ocorreu em 2020, quando um vídeo da campanha de Donald Trump usou imagens de uma missão da NASA para promover sua candidatura.
Embora o Programa de Tripulação Comercial tenha começado em 2010, sob Obama, o vídeo foi criticado por politizar a agência. Além disso, ex-astronautas frequentemente se envolvem em política após a aposentadoria, como Buzz Aldrin, que apoiou Trump para 2024, e outros, como Mark Kelly, que endossaram Kamala Harris.
Na eleição atual, temos registros de astronautas que votaram do espaço. Nick Hague postou em seu Instagram uma imagem com outros astronautas da NASA. “Não importa se você está sentado, em pé ou flutuando – o que importa é que você vote!”, diz Hague na publicação.