O retorno da humanidade à Lua está mais próximo. Astronautas da NASA estão realizando treinamentos no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Os trabalhos fazem parte da preparação para a missão Artemis 3, programada para pousar no satélite natural da Terra em setembro de 2026.
Leia mais
Treinamento simulou condições que serão encontradas na missão
A agência espacial dos EUA divulgou as imagens do treinamento de astronautas realizado em maio deste ano. Nelas, aparecem Kate Rubins e Andre Douglas simulando uma caminhada espacial noturna.
As escolhas do local e do período noturno são baseadas nas condições que a equipe da NASA irá encontrar durante a missão. A região do polo sul da Lua é um local onde o Sol praticamente não aparece. Estar preparado para a escuridão é, por isso, fundamental.
As imagens foram capturadas em uma região acidentada chamada Campo Vulcânico de São Francisco. A área para onde os astronautas estão indo também é bastante acidentada. É uma região fortemente craterizada, repleta de rochas vulcânicas.
Lua pode servir como local de reabastecimento
- Um dos objetivos da missão será procurar depósitos de gelo na Lua.
- Segundo a NASA, os depósitos de gelo também podem servir como um recurso importante para a exploração, porque são compostos por hidrogênio e oxigênio que podem ser usados para combustível de foguetes ou sistemas de suporte à vida.
- O satélite natural da Terra também pode servir como um depósito de combustível no futuro.
- Especialistas acreditam que, depois de queimar grandes quantidades de combustível durante o lançamento das missões, as espaçonaves possam reabastecer em solo lunar para a realização de missões espaciais mais distantes.
- Uma das possibilidades é que a Lua seja um ponto de partida para expedições futuras à Marte e outros planetas.