domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaAstronautas da China voltam à Terra após 6 meses no espaço

Astronautas da China voltam à Terra após 6 meses no espaço

Neste domingo (3), os taikonautas (designação para astronautas da China) Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, membros da missão Shenzhou-18, retornaram à Terra após seis meses a bordo da estação espacial chinesa, Tiangong. 

Desde que chegou ao laboratório orbital, em 25 de abril, o trio realizou uma série de experimentos científicos, além de uma caminhada espacial recorde nacional em maio e outra em junho para instalar uma proteção contra detritos espaciais. Eles também realizaram exercícios de emergência e capturaram imagens da Terra.

Ye Guangfu (ao centro), Li Cong (à direita) e Li Guangsu (à esquerda) foram os tripulantes da missão espacial Shenzhou-18. Crédito: Xinhua

A espaçonave transportando Ye, Li e Li aterrissou na área de pouso de Dongfeng, perto do Espaçoporto de Jiuquan, às 13h24 (pelo horário de Brasília) – 00h24 de segunda-feira (4), no horário de Pequim. Esta foi a segunda vez que uma missão espacial pousou no local durante a noite. 

De acordo com o site Space.com, algumas horas antes da chegada dos astronautas, equipes de observação e de busca e resgate realizaram inspeções finais, ajustes e testes com termovisores infravermelhos para rastreamento.

Ye Guangfu é o primeiro e único astronautas da China a passar mais de 365 dias totais no espaço. Crédito: CGTN

Astronauta da missão Shenzhou-18 é o primeiro da China a passar 365 dias no espaço

Com a missão Shenzhou-18, Ye se tornou recentemente o primeiro astronauta da China a ultrapassar 365 dias no espaço no total, tendo sido também membro da missão Shenzhou-13, entre 2021 e 2022.

A China pretende manter Tiangong, que tem cerca de 20% da massa da Estação Espacial Internacional (ISS, permanentemente ocupada e operacional por pelo menos uma década. Autoridades espaciais do país revelaram recentemente planos para expandir a estrutura em forma de T duplo, adicionando três novos módulos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui