terça-feira, julho 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaastronautas chineses cortam o cabelo em órbita!

astronautas chineses cortam o cabelo em órbita!

A vida no espaço é tema de curiosidade de milhões de pessoas aqui na Terra. Como vivem? Do que se alimentam os astronautas? O que precisam fazer numa estação espacial???

Muitos filmes já ajudaram a responder essas perguntas. Missões de vários países na vida real também. Agora, o que muita gente não se dá conta é que tem muita coisa que você faz aqui que vai continuar fazendo lá.



Cortar o cabelo, por exemplo.

Leia mais

Numa espécie de BBB das galáxias, a agência espacial chinesa divulgou nesta semana imagens da tripulação da estação espacial Tiangong dando um “tapa na telha”.

O vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais.

O comandante da missão, Tang Hongbo, aparece com destaque na gravação. Ele usa um dispositivo inteligente que, além de máquina de barbear, também funciona como aspirador de pó – ele suga o cabelo para minimizar o risco de os fios de obstruirem canais importantes da nave.

Tang Hongbo também foi flagrado usando toucas de banho especiais para lavar o cabelo – a primeira com shampoo e a segunda com água para enxaguar.

Vale destacar que essa não é a primeira vez que vemos astronautas cortando o cabelo. Americanos na Estação Espacial Internacional (ISS) já haviam divido esse momento conosco em 2019.

A Estação Tiangong

  • O local foi concluído em 2022.
  • A China já enviou 6 missões tripuladas ao espaço.
  • Atualmente são 3 astronautas na Shenzhou 17, que chegou a Tiangong em 26 de outubro – ou seja, já está em órbita há mais de 50 dias.
  • Os astronautas permanecerão a bordo do Tiangong por um total de cerca de seis meses, quando devem ser substituídos por outra equipe.
  • Com 20% da massa total da ISS, Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
  • Ainda de acordo com a agência, o país planeja manter seu laboratório orbital constantemente ocupado durante esse período, não apenas por taikonautas, como também por astronautas de outras nacionalidades e até mesmo visitas turísticas.
Estação espacial Tiangong
Estação espacial Tiangong da China vista pela tripulação da Shenzhou 16 ao sair da estação. (Crédito da imagem: CMSE)

A China e a Lua

Vale destacar que o país oriental, segunda maior economia do mundo, tem investido pesado para superar a Rússia e os EUA na corrida espacial, tendo como um dos principais objetivos enviar humanos à Lua até 2030.

Mais informações em Space.com.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui