Jared Isaacman foi escolhido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para comandar a NASA a partir do ano que vem. Isaacman é astronauta da SpaceX e empreendedor bilionário de tecnologia.
O anúncio foi feito por Trump no X nesta quarta-feira (4). Além de astronauta, o futuro administrador da NASA é fundador e CEO da Shift4 Payments.
Segundo o Space.com, o escolhido tem experiência em voos espaciais, tendo financiado duas missões privadas à órbita da Terra com a SpaceX, de Elon Musk, que também estará no futuro governo.
Novo comandante da NASA tem experiência no Espaço
- No X e no Truth Social, Trump disse que “Jared conduzirá a missão de descoberta e inspiração da NASA, abrindo caminho para conquistas inovadoras em ciência espacial, tecnologia e exploração”;
- “A paixão de Jared pelo Espaço, a experiência como astronauta e a dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e desvendar a nova economia espacial o tornam idealmente adequado para liderar a NASA em nova era ousada”, disse o presidente eleito ao justificar sua escolha;
- Em resposta, também no X Issacman afirmou que “Estou honrado em receber a nomeação do Presidente Trump para servir como o próximo Administrador da NASA. Tendo tido a sorte de ver nosso incrível planeta do Espaço, sou apaixonado pela América liderando a mais incrível aventura da história humana”.
Quem é Jared Isaacman
Isaacman tem 41 anos e é considerado um piloto talentoso, cofundador de uma equipe de jatos acrobáticos e da Draken International, empresa que treina pilotos para o exército dos Estados Unidos. Além disso, ele é experiente em pilotar veículos na fronteira final.
Em setembro de 2021, ele comandou e organizou o primeiro voo espacial orbital totalmente civil, o Inspiration 4, missão de quatro pessoas que circulou a Terra durante três dias.
Isaac fez o mesmo pela Polaris Down, missão de cinco dias realizada em setembro deste ano e que chegou mais longe da Terra do que qualquer voo tripulado desde a era Apollo, além de ter apresentado a primeira caminhada espacial privada, realizada pelo bilionário em companhia de sua colega de tripulação Sarah Gillis.
O futuro administrador da NASA quer voltar ao Espaço, pois o Programa Polaris tem mais duas missões programadas, sendo que o terceiro voo será o primeiro realizado pelo megafoguete da SpaceX, o Starship.
“Nasci depois dos pousos na Lua; meus filhos nasceram depois do lançamento final do ônibus espacial”, disse Isaacman. “Com o apoio do presidente Trump, posso prometer a vocês isto: nunca mais perderemos nossa habilidade de viajar até as estrelas e nunca nos contentaremos com o segundo lugar. Nós inspiraremos as crianças, as suas e as minhas, a olhar para cima e sonhar com o que é possível. Os americanos caminharão na Lua e em Marte e, ao fazer isso, tornaremos a vida melhor aqui na Terra.”