Na madrugada de sábado para domingo, um asteroide adentrou a atmosfera terrestre a cerca de 100 quilômetros a oeste de Berlim, na Alemanha. Um aviso foi emitido cerca de 75 minutos antes do asteroide atingir a atmosfera, o que possibilitou que aqueles que estivessem acordados avistassem o rastro brilhante deixado pelo objeto no céu.
- O asteroide possui cerca de 1 metro de diâmetro, sendo chamado de 2024BX1;
- A entrada do asteroide na atmosfera aconteceu por volta de 1h32 da manhã de domingo, no horário local;
- O alerta foi feito pelo caçador de planetas menores, Krisztián Sárneczky, ao notar cintilações em suas imagens;
- O rastro brilhante no céu deixado pelo objeto pode ser visto no leste da Alemanha, Polônia e República Tcheca.
A região onde a rocha espacial adentrou a atmosfera representa, provavelmente, a área mais populosa prevista para o impacto de um objeto espacial. No entanto, mesmo com o aviso, poucas pessoas puderam ver sua entrada na atmosfera. O horário não era o mais atrativo para chamar uma multidão de observadores, e as temperaturas noturnas bem abaixo de zero também não ajudaram muito.
O aviso de entrada de asteroides na atmosfera
O alerta emitido por Sárneczky foi compartilhado pela Organização Internacional de Meteoros (IMO) e pelo Observatório de Asteroides da NASA. A IMO até forneceu imagens ao vivo da região onde o asteroide iria adentrar para aqueles que estivessem mais distantes observassem o evento.
Durante muito tempo, esse tipo de alerta não acontecia. No entanto, o aumento das observações do céu permitiu a detecção desses objetos quando estão se aproximando da Terra.
Além de permitir que observadores vejam o asteroide adentrando a atmosfera, esses alerta também permitem que caçadores de meteoros rastreiem o local onde possíveis detritos tenham caído. No caso do 2024BX1, ele era muito pequeno para sobreviver à queima na atmosfera, mas existem especulações de que a baixa velocidade de entrada em relação à Terra e o ângulo acentuado permitiram que alguns pedaços do asteroide sobrevivessem.
Caso algum pedaço da rocha espacial tenha de fato chegado à superfície terrestre, os caçadores terão até a próxima nevasca para maximizar suas chances de encontrar fragmentos do objeto espacial. No entanto, apesar de encontrar o asteroide seja o objetivo principal os cientistas também estão recolhendo qualquer possível fotografia ou vídeo da entrada que aconteceu próximo a Berlim.