quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioCiência e tecnologiaasteroide “assassino de planetas” se aproxima da Terra

asteroide “assassino de planetas” se aproxima da Terra

Um enorme asteroide “assassino de planetas” fará uma passagem muito próxima da Terra nesta semana, voando com segurança perto do nosso planeta a cerca de 93 mil km/h) Com 2.310 metros, o objeto, tratado pela NASA como “potencialmente perigoso”, é uma das maiores rochas espaciais a cruzar a órbita da Terra em 110 anos.

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o asteroide (415029) 2011 UL21 chegará a 6,6 milhões de km da Terra na quinta-feira (27), às 17h14 (pelo horário de Brasília). 

Segundo o catálogo digital de objetos espaciais SpaceReference.org, a órbita desse asteroide ocasionalmente o coloca a 1,3 unidades astronômicas (UA) do Sol (o que equivale a cerca de 195 milhões de km), o qual orbita ele uma vez a cada três anos. 

Com base em observações anteriores, a rocha espacial tem algo entre 1,7 e 3,9 km de largura, o que significa que é maior do que 99% dos asteroides próximos à Terra conhecidos.

A órbita prevista do asteroide potencialmente perigoso 2011 UL21. Crédito: Gianluca Masi, Projeto Telescópio Virtual

Esse objeto é provavelmente pelo menos 10 vezes menor do que a maior rocha espacial a atingir a Terra, o asteroide Vredefort, e cerca de cinco vezes menor do que a rocha que dizimou os dinossauros há cerca de 66 milhões de anos. 

No entanto, embora qualquer impacto potencial do 2011 UL21 seja menos extremo do que essas colisões históricas, o asteroide ainda tem o potencial de causar danos em escala continental e ejetar detritos suficientes na atmosfera para desencadear mudanças climáticas significativas, razão pela qual é considerado um “assassino de planetas”.

Representação artística de um asteroide quilométrico passando “próximo” à Terra. Crédito: Oliver Denker – Shutterstock

Asteroide vai passar 17 vezes mais longe do que a Lua

Como estará dentro do limite estabelecido pela NASA de 7,5 milhões de km, e sendo (bem) maior do que 140 metros, ele é considerado um objeto potencialmente perigoso pela agência – embora sua distância mais próxima seja cerca de 17 vezes mais longe do nosso planeta que a Lua.

Em um comunicado, Gianluca Masi, astrofísico e diretor do Projeto Telescópio Virtual (VTP), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Ceccano, na Itália,disse que observação deste objeto é interessante porque provavelmente é um dos 10 maiores asteroides a passar a menos de 7,5 milhões de km da Terra desde 1900.

Se você quiser acompanhar ao vivo a passagem do asteroide “assassino de planetas” nas proximidades da Terra, o canal oficial do VTP no YouTube vai transmitir uma live (neste link), a partir das 17h de quinta-feira. Imperdível!

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui