A Associação Reabilitar celebrou, neste mês de março, seus 18 anos de atuação no empreendedorismo social do Piauí. Desde 2006, a organização sem fins lucrativos tem sido uma força motriz na área da saúde, educação e inclusão social. Com muita dedicação e responsabilidade, a entidade desenvolve e administra projetos em parceria com o Governo do Estado que são reconhecidos como modelos de gestão, A Associação Reabilitar celebrou, neste mês de março, seus 18 anos de atuação no empreendedorismo social do Piauí. Desde 2006, a organização sem fins lucrativos tem sido uma força motriz na área da saúde, educação e inclusão social. Com muita dedicação e responsabilidade, a entidade desenvolve e administra projetos em parceria com o Governo do Estado que são reconhecidos como modelos de gestão, destacando-se pela humanização e excelência nos atendimentos.
Ao longo dos anos, a Associação Reabilitar conquistou reconhecimento nacional pelo Ministério da Saúde, recebendo o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS). Com o lema “Cuidando e transformando vidas”, a entidade se consolidou por meio de suas iniciativas, que visam a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todo o estado do Piauí.
“O dia 13 de março é uma data marcante para o Piauí, pois comemoramos o 18º aniversário da Associação Reabilitar, uma entidade fincada nos princípios da ética, do humanismo e da gestão focada em resultados. Ao longo dos anos, enfrentamos desafios e realizamos grandes conquistas. Quero agradecer a todos os colaboradores, ao estado do Piauí e aos que necessitam dos nossos cuidados. Reabilitar é cuidar e transformar; cuidar e transformar é a Associação Reabilitar!”, afirmou Benjamin Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.
Atualmente, a Associação Reabilitar gerencia projetos em todo o Piauí, atuando por meio de contratos de gestão e convênios em parceria com o poder público. Os projetos incluem o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), a Oficina Ortopédica Itinerante, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE), o Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), além do projeto Pense Bem AVC e Trauma.
Administrado pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) alcançou a marca impressionante de mais de 2 milhões de atendimentos desde sua fundação, em 2008. No último ano, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE) transportou mais de 115 mil pacientes que necessitavam se deslocar até Teresina para receber tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Reabilitação Pós-Covid, em Parnaíba, já realizou 38.967 atendimentos em pacientes da região da Planície Litorânea, apresentando sequelas neurológicas e respiratórias decorrentes da Covid-19. Em todo o Piauí, mais de 26 mil meios auxiliares de locomoção e produtos ortopédicos foram entregues à população pela Oficina Ortopédica Itinerante desde 2011.
Funcionando com toda sua capacidade em uma estrutura adequada e com equipamentos de alta tecnologia desde dezembro de 2023, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) já soma mais de 10 mil atendimentos no ambulatório especializado de alto risco e 1.609 partos.
A Associação Reabilitar também realiza ações focadas na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e traumas na cabeça e coluna por meio do projeto Pense Bem AVC e Trauma. Somente no ano passado, o projeto alcançou mais de 9 mil pessoas por meio de palestras educativas e campanhas nas redes sociais.