A Fifa, entidade mundial do futebol, convocou seu Congresso anual nesta sexta-feira (17), onde ouviu um apelo palestino pela suspensão da federação de futebol de Israel por causa da guerra em Gaza.
O Congresso ouviu uma proposta da Associação Palestina de Futebol (PFA) para suspender Israel, acusando a sua federação de múltiplas violações dos estatutos da FIFA, incluindo sobre o conflito de Gaza e a inclusão nas ligas israelitas de equipas localizadas em território palestiniano.
O presidente da PFA, Jibril Rajoub, instou o Congresso a votar para suspender a Federação Israelense de Futebol (IFA) de todas as atividades futebolísticas e respeitar o território palestino.
Seu homólogo israelense, Shino Moshe Zuares, disse que nenhuma regra foi quebrada e que a proposta não tem nada a ver com o esporte.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que uma avaliação jurídica das alegações feitas pela PFA seria realizada urgentemente, com o Conselho da FIFA convocando um Congresso extraordinário no final de julho para abordar a questão.
Desde um ataque transfronteiriço de 7 de Outubro por homens armados liderados pelo Hamas que, segundo Israel, matou mais de 1.200 pessoas, a ofensiva em Gaza deixou mais de 35.000 palestinos mortos, segundo autoridades de saúde de Gaza. Israel diz que seus ataques são direcionados a militantes.
Produção: Juarawee Kittisilpa