sexta-feira, abril 4, 2025
InícioDestaqueAssassino de CEO escapou de uma das cidades mais vigiadas do mundo

Assassino de CEO escapou de uma das cidades mais vigiadas do mundo

As câmeras de vigilância espalhadas pelas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, flagraram o momento em que um assassino ainda não identificado atira contra Brian Thompson, CEO da maior seguradora de saúde dos EUA, a UnitedHealthcare. A cena ocorreu na última quarta-feira, 4.

Joseph Kenny, chefe de detetives do Departamento de Polícia de Nova York, afirmou à emissora norte-americana ABC News que o atirador era “proficiente” no manuseio de armas de fogo.

Depois dos ataques de 11 de setembro, o departamento de polícia nova-iorquino, com apoio do governo federal, ampliou suas capacidades de vigilância.

Hoje, Nova York conta com um extenso sistema de câmeras públicas e privadas, que auxilia na investigação de crimes: mais de 25 mil câmeras somente em cruzamentos de tráfego, segundo a Anistia Internacional.

Câmeras dentro de um Starbucks, a dois quarteirões da cena do crime, capturaram o rosto parcialmente coberto do atirador minutos antes do tiroteio.

Imagens revelam fuga do suspeito que matou CEO

Outras câmeras mostraram o suspeito aguardando Thompson. Logo depois, o assassino fugiu de bicicleta em direção ao Central Park, onde desapareceu. No fim do dia, a polícia divulgou pelo menos cinco imagens do suspeito, mas ainda não anunciou prisões ou identificações.

Jeffrey Maddrey, chefe do departamento, informou que as autoridades usariam unidades de aviação, de cães e de drones para encontrar o suspeito.

As investigações são realizadas de trás para frente, a fim de criar uma linha do tempo detalhada. Os agentes buscaram entrevistar amigos, colegas e familiares de Thompson, além de examinar suas contas de mídia social e revisar imagens de vigilância no centro de Manhattan.

Os detalhes do ataque

As filmagens capturaram o atirador, que parecia tranquilo. Ele dispara contra o CEO, e o atinge na panturrilha e nas costas. Durante o ataque, o atirador enfrentou problemas com sua arma, que parecia emperrar, mas ele conseguiu disparar novamente enquanto se aproximava de Thompson.

Enquanto o CEO sangrava na calçada, o atirador correu pela rua 54 e escapou por uma passagem de pedestres. O assassino surgiu novamente na rua 55, onde a polícia encontrou um celular. O suspeito pegou uma bicicleta e seguiu para o norte.

Última aparição e esforços policiais

Às 6h48, no mesmo horário em que a polícia encontrou Thompson gravemente ferido na calçada, o atirador foi visto entrando no Central Park, o que marca sua última aparição registrada. As informações são da comissária de polícia, Jessica Tisch.

Mais tarde, a polícia concentrou esforços em um quiosque da Citi Bike na Avenida Madison e em ruas do Upper East Side. Eles solicitaram a porteiros e superintendentes de prédios próximos que revisassem filmagens que pudessem ter capturado a atividade ao redor do local.

Momento de “flerte” pode entregar identidade de assassino de CEO

As novas imagens divulgadas pelas autoridades norte-americanas, que flagram o suspeito de matar o CEO de uma das maiores seguradoras de saúde dos EUA, são uma das principais pistas obtidas pelos investigadores do crime.

Ele dispara contra o CEO, e o atinge na panturrilha e nas costas | Foto: Reprodução/NYPD
Ele dispara contra o CEO, e o atinge na panturrilha e nas costas | Foto: Reprodução/NYPD

As fotos mostram o homem sem máscara, pouco antes do ataque a tiros, num momento de “flerte” com uma funcionária de um albergue no Upper West Side de Nova York, onde ele estava hospedado. A informação foi confirmada pela polícia à rede norte-americana CNN.

Na ocasião, a funcionária pediu ao homem que retirasse a máscara. Segundo a polícia, ele concordou. Nos demais registros ligados ao caso, o suspeito aparece encapuzado e com o rosto coberto.

“Ele abaixa a máscara e dá aquele grande sorriso”, explicou o analista-chefe de inteligência e aplicação da lei da CNN, John Miller. “Aquele pequeno flerte entre os dois, de uma forma bem-humorada, na verdade rendeu o que é até agora a pista mais significativa para identificá-lo.”


Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui