Um assalto a um carro-forte no Aeroporto de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na noite de quarta-feira 19 terminou com as mortes de um policial militar e de um suspeito de integrar o grupo criminoso. O 2º sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira, de 47 anos, foi baleado durante a troca de tiros com os bandidos.
Segundo o 4° Batalhão de Polícia de Choque do Rio Grande do Sul, um suspeito também morreu na ocorrência. Os criminosos, de acordo com a polícia, chegaram ao aeroporto a bordo de falsas viaturas da Polícia Federal (PF).
O assalto aconteceu por volta das 19h30. Depois da troca de tiros, os suspeitos teriam conseguido sair do local com o dinheiro. Até o início da madrugada desta quinta-feira, 20, ninguém tinha sido preso, de acordo com Batalhão de Choque. Também atuam nas buscas aos criminosos agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil.
Imagens de câmeras de segurança mostram que o bando, fortemente armado, estava usando o uniforme de policiais federais, além de veículos que pareciam ser viaturas da PF. Assim, conseguiram entrar no aeroporto, pouco depois das 19h. Além disso, vídeos postados nas redes sociais mostram o momento do assalto e revelam o som da troca de tiros.
#URGENTE – Tentativa de assalto a carro forte no aeroporto de Caxias do Sul: 10 assaltantes disfarçados de policiais federais invadiram o local. Foram vistos com armas pesadas como Barret .50 e capacetes balísticos. Houve troca de tiros com a Brigada Militar, resultando em 1… pic.twitter.com/ieMXa8drah
— Gabriel Almeida🇧🇷🇺🇸 (@gabri_almeida95) June 20, 2024
Segundo o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o militar morto nesta quarta-feira estava na corporação desde 1997. “Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de todos os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo”, escreveu Leite no Twitter/X.
Com pesar, recebi a notícia da morte do 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos, que heroicamente tombou após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar um carro-forte nas proximidades do Aeroporto de Caxias do Sul na noite…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 20, 2024
Desde que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi fechado devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, o terminal aéreo de Caxias, na Serra Gaúcha, passou a ser o principal do Estado, com aumento no número de voos e transporte de cargas.
Nota oficial da Brigada Militar sobre o assalto e a morte do policial
Informações preliminares
A Brigada Militar informa que, na noite desta quarta-feira, 19/6, ocorreu uma ocorrência de roubo a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul. Após a chegada da Brigada Militar ao local, houve confronto entre os criminosos e os policiais militares. Infelizmente, um policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, vindo a falecer.
Durante a ocorrência, um dos criminosos também foi a óbito, enquanto os demais conseguiram fugir para a mata.
O Comando de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar já foram acionados e, com as equipes do 12°BPM, estão no aeroporto de Caxias do Sul e realizando o cerco policial.
A ocorrência ainda está em andamento.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado