Já passou quase uma década desde que o estúdio parisiense Don’t Nod (anteriormente conhecido como Dontnod Entertainment) nos surpreendeu com a sua obra-prima, A vida é estranhauma aventura narrativa de decisões e puzzles com uma enorme carga emocional e com personagens memoráveis. Desde então, a empresa deu origem a vários títulos, mas nenhum atingiu o nível do primeiro trabalho. Até agora.
E as primeiras notas de Jusant deixam claro: é o melhor jogo Don’t Nod. É pelo menos o que diz a imprensa internacional agora que as primeiras análises já foram tornadas públicas. Justant é um jogo de escalada com uma clara componente narrativa, embora o título não tenha diálogos e tudo seja contado através dos próprios cenários ou através de documentos que neles encontramos espalhados.
Estas são as primeiras notas que alguns dos principais meios de comunicação internacionais dão a Jusant:
- VG247 – 100
- GamesRadar+ – 90
- Informador de jogos – 90
- Reator de jogo – 90
- Metro GameCentral – 90
- Tendência de jogos – 90
- Jogos CH – 85
- COGconectado – 84
- GGRecon – 80
- Videogamer – 80
- Deus é um Geek – 80
- Eurogamer – 80
- Tendências Digitais – 80
- Bem jogado – 80
- Empurrar Quadrado – 70
- JogoSpew – 70
No momento em que escrevo este artigo, Jusant tem uma pontuação média de 87 no Metacritic com 12 análises incluídas (em sua versão para PlayStation 5, a que tem mais análises no momento), o que o coloca dois pontos acima do primeiro Life is Strange, que com uma classificação média de 85 foi o melhor jogo da empresa francesa no referido portal até à data.
Seus outros trabalhos, incluindo Life is Strange 2, Remember Me e Vampyr, estão muito distantes dessas pontuações. A nota ainda pode variar à medida que mais resenhas forem adicionadas, mas as primeiras impressões de Jusant deixam claro que se trata de uma obra altamente recomendada. Como se não bastasse, lembre-se que este é um jogo que chega no Game Pass no primeiro diaentão você pode começar a aproveitá-lo hoje mesmo se for assinante do serviço Microsoft.