terça-feira, julho 2, 2024
InícioEntretenimentoAs 8 melhores adaptações de livros de ficção científica para os cinemas

As 8 melhores adaptações de livros de ficção científica para os cinemas

A literatura já rendeu grandes adaptações para o cinema. Sobretudo no gênero de ficção científica, que já originou vários filmes notáveis que fizeram sucesso de público e crítica.

Inspirados nisso, resolvemos listar as 8 melhores adaptações de livros de ficção científica para o cinema. Confira a seguir!

8 filmes que são adaptações de livros sci-fi

Laranja Mecânica (1971)

A Clockwork Orange (1971) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Adaptação do romance distópico homônimo de Anthony Burgess publicado em 1962, “Laranja Mecânica” é um dos filmes mais populares do renomado cineasta Stanley Kubrick. Situada em uma sociedade distópica futurista, a trama segue Alex DeLarge (Malcolm McDowell), um jovem delinquente e líder de uma gangue de rua.

Sob seu comando, sua gangue comete crimes hediondos, como assaltos, estupros e violência gratuita. Porém, Alex é preso e se torna objeto de um experimento comportamental controverso.

O Planeta dos Macacos (1968)

Crédito: Disney (reprodução)
  • Disponível para assinantes do Star+, Disney+ e Oldflix.

Baseado no romance francês “La planète des singes”, escrito por Pierre Boulle e publicado em 1963, “O Planeta dos Macacos” foi um grande sucesso de público e crítica.

A trama segue o astronauta George Taylor (Charlton Heston), que após um acidente, aterrissa em um planeta estranho. Porém, ele logo descobre que o local é governado por uma sociedade de macacos inteligentes e os humanos são escravizados.

Contato (1997)

Contact (1997) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para alugar no Apple TV, Amazon Prime Video e YouTube Filmes. 
  • Disponível para comprar no Amazon Prime Video e YouTube Filmes.

Baseado no romance homônimo de Carl Sagan, publicado em 1985, “Contato” conta com a direção de Robert Zemeckis (“Forrest Gump – O Contador de Histórias”, “Náufrago”, “Uma Cilada Para Roger Rabbit”). O filme possui um elenco de peso, com nomes como Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods e Tom Skerritt.

A história gira em torno da cientista Ellie (Foster), que detecta um sinal de rádio extremamente complexo e possivelmente de origem extraterrestre. Essa descoberta a coloca no centro da missão de contato com a possível inteligência alienígena.

Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner (1982) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Baseado no romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick, publicado em 1968, “Blade Runner” é um marco no cinema de ficção científica. O longa conta com a direção de Ridley Scott e Harrison Ford no papel principal.

A trama se passa em uma Los Angeles distópica no ano de 2019, onde humanos e androides conhecidos como replicantes coexistem, embora com uma tensão palpável. A trama segue Rick Deckard (Ford), um policial encarregado de caçar replicantes fugitivos.

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)

Jurassic Park (1993) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.

Com direção de Steven Spielberg, “Jurassic Park” baseia-se no romance homônimo de Michael Crichton, de 1990. Sucesso de público e bilheteria, o longa tem no elenco Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum e Richard Attenborough.

A trama se passa em uma ilha fictícia, onde um rico empresário (Attenborough) e uma equipe de cientistas genéticos criam um parque temático com dinossauros. As criaturas extintas foram clonadas a partir de DNA preservado em âmbar fossilizado.

No Mundo de 2020 (Soylent Green, 1973)

Soylent Green (1973) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.

Com direção do cultuado cineasta Richard Fleischer (de Conan – O Destruidor), “No Mundo de 2020” é baseado no romance de 1966 “Make Room! Make Room!” de Harry Harrison. O longa é estrelado por Charlton Heston, Leigh Taylor-Young e Edward G. Robinson.

A trama se passa em um futuro distópico superpovoado, poluído, com recursos naturais escassos e pobreza social generalizada. A trama segue um detetive (Heston), que investiga o assassinato de um executivo da Soylent Corporation, empresa que fornece alimentos processados em massa para a população.

Porém, o detetive descobre um segredo chocante sobre a origem dos produtos alimentícios da empresa.

Solaris (1972)

Solyaris (1972) / Crédito: Mosfilm (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte.

Clássico do cinema dirigido pelo renomado cineasta Andrei Tarkovsky, “Solaris” é um filme soviético baseado no romance homônimo do autor polonês Stanisław Lem, publicado em 1961.

Na trama, um psicólogo é enviado a uma estação espacial orbitando o planeta Solaris, que é coberto por um vasto oceano. O objetivo do psicólogo é descobrir o motivo das crises existenciais que afetaram a tripulação e paralisaram a missão.

Tropas Estelares (1997)

Starship Troopers (1997) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Paul Verhoeven (“Robocop”) dirige esta satírica, controversa e cultuada ficção científica. O filme baseia-se no romance homônimo de Robert A. Heinlein, de 1959.

A trama se passa em um futuro distante, onde a humanidade está envolvida em uma guerra interplanetária contra uma espécie alienígena com aparência de insetos gigantes.

O longa conta com Casper Van Dien, Dina Meyer, Denise Richards, Jake Busey, Neil Patrick Harris, Patrick Muldoon e Michael Ironside no elenco.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui