No fim do mês passado, novos artefatos arqueológicos foram descobertos durante as escavações da Estação 14 Bis-Saracura, parte da futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo.
Entre os itens encontrados estão um fio de contas, conchas e uma imagem que possivelmente representa uma divindade afro-religiosa. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, esses objetos podem ser datados do final do século XIX. No decorrer das obras, já foram recuperados mais de 40 mil artefatos, conforme informado pelo movimento.
Avanço das obras do metrô não devem comprometer sítio arqueológico
Em junho de 2022, arqueólogos descobriram um sítio arqueológico na área que abrigava a antiga quadra da escola de samba Vai-Vai. Em entrevista ao G1, a historiadora Marília Belmonte explicou que a possibilidade de encontrar objetos sagrados já era prevista, com base em pesquisas, fontes históricas e na memória oral da região. “Desde o início das escavações foi possível observar peças que se inserem em um contexto ligado ao sagrado”.
Esses achados arqueológicos são especialmente relevantes, pois sugerem que a região pode ter sido o local de um templo afro-religioso antes da urbanização. Segundo o Mobiliza Saracura Vai-Vai, essa descoberta é importante para ampliar a compreensão sobre a história das populações negras no local, oferecendo uma perspectiva que vai além das narrativas de escravidão. Os objetos revelam aspectos culturais e religiosos que enriquecem a história da região e de seus habitantes.
O Iphan destacou que todos os artefatos encontrados estão sendo analisados cuidadosamente para garantir uma correta identificação.
Além disso, a entidade assegurou que está comprometida com a preservação do patrimônio arqueológico, conciliando os avanços das obras do metrô com as normas de proteção ao patrimônio cultural. Isso inclui o estudo detalhado do material arqueológico que vem sendo descoberto, relacionado às memórias das populações que habitaram a área e contribuíram para a formação histórica do país.
As obras da Estação 14 Bis enfrentam atrasos significativos, com menos de 10% concluídas até o momento. Em comparação, outras estações da Linha 6-Laranja já superaram 40% de avanço. A previsão é que o tatuzão, máquina utilizada para escavações, chegue à região do Bixiga no início de 2025. A concessionária LinhaUni, responsável pelas obras, ainda não se pronunciou sobre os atrasos.