Após os termômetros subirem mais de 28ºC acima do normal na Antártida (saiba mais clicando aqui), agora foi a vez do Ártico registrar temperaturas recordes. Segundo cientistas, este é mais um dos reflexos das mudanças climáticas.
Termômetros ultrapassaram a marca de 20ºC
- Segundo o Instituto Meteorológico da Noruega, o arquipélago de Svalbard, localizado no Ártico, quebrou o recorde de maior temperatura para agosto neste domingo (11).
- Os termômetros instalados no aeroporto alcançaram a marca de 20,3°C pela primeira vez desde o início das medições no local.
- O recorde anterior para o mês de agosto havia sido registrado em 1997, no dia 31, quando as temperaturas atingiram 18,1°C.
- As informações são da Folha de São Paulo.
Leia mais
Marca se aproxima da maior temperatura já registrada na história da região
Ainda de acordo com o Instituto Meteorológico da Noruega, considerando todos os meses do ano, o recorde de temperatura na ilha de Svalbard ocorreu no dia 25 de julho de 2020. Na data, os termômetros atingiram a marca de 21,7°C no aeroporto.
O arquipélago, também conhecido como Spitzberg, é um conjunto de ilhas e fica localzizado no oceano Ártico, a cerca de mil quilômetros do polo Norte. Em condições normais, as temperaturas médias registradas no aeroporto de Svalbard no mês de agosto variam de 6°C a 9°C.
De acordo com o relatório oficial norueguês “Clima em Svalbard 2100”, publicado em 2019, a temperatura média no local no período que compreende os anos de 2070 a 2100 deve aumentar entre 7°C e 10°C em comparação com o período de 1970 a 2000.
Segundo cientistas, este é mais um alerta de que as mudanças climáticas estão causando impactos até mesmo nos locais mais remotos do planeta.