sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacional'Argentina precisa de um presidente que goste do Mercosul'

‘Argentina precisa de um presidente que goste do Mercosul’

Na live desta terça-feira, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi além de criticar a ONU, acusar Israel de terrorismo e elogiar a edição deste ano do Enem. Ele também encontrou tempo para falar das eleições da Argentina. De acordo com o petista, os hermanos precisam eleger como presidente alguém que “goste do Mercosul”.

YouTube videoYouTube video

A fala de Lula ocorre a menos de uma semana da eleição presidencial argentina. Os eleitores do país irão às urnas para votar no segundo turno no próximo domingo, 19. O esquerdista Sergio Massa e o deputado liberal Javier Milei estão na disputa.

Na live, o político brasileiro evitou citar os nomes dos concorrentes. Ele defendeu, contudo, a importância de o futuro presidente argentino ter interesse em fortalecer o Mercosul e a relação bilateral com o Brasil.

Leia mais:

“A Argentina é o maior parceiro comercial do Brasil na América Sul, e o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina na América do Sul”, disse Lula, ao enfatizar as relações comerciais entre os dois países. “Precisamos um do outro, sem divergências.”

Candidato a presidente da Argentina, Javier Milei é crítico de Lula e do Mercosul

Ao falar da importância do Mercosul, Lula não fez menção ao posicionamento de Milei. O presidenciável argentino é um crítico do bloco econômico que reúne, além de Brasil e Argentina, Uruguai e Paraguai. Para o político liberal, o grupo acaba servindo como um “estorvo econômico”.

“Está parado e não vai para nenhum lado”, disse Milei durante debate eleitoral realizado no último domingo, 12. Na ocasião, ele respondeu a questionamento feito por Massa, atual ministro da Economia e candidato do kirchnerismo ao comando da Casa Rosada.

Além do Mercosul, Milei é crítico de Lula. Para ele, o presidente brasileiro é “comunista” e “corrupto”.

“Inflação na Argentina chega a 142,7%, valor recorde desde 1991”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui