quinta-feira, janeiro 23, 2025
InícioDestaqueArgentina pode deixar Mercosul para negociar com os EUA

Argentina pode deixar Mercosul para negociar com os EUA

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse que o país pode deixar o Mercosul caso essa seja uma condição para fechar o acordo de livre-comércio com os Estados Unidos. Em entrevista nesta quarta-feira, 22, a agência de notícias Bloomberg questionou o líder sul-americano principalmente sobre como ele avaliava essa possibilidade. Milei disse “sim”.

Suas declarações ocorreram durante um evento da agência, à margem do Fórum Econômico Mundial, que ocorre nesta semana na cidade suíça de Davos. O presidente afirmou que tem “trabalhado muito duro” para alcançar o acordo comercial com os EUA. Em razão disso, debateu a possibilidade com Donald Trump e sua equipe em sua passagem por Washington para acompanhar a posse do presidente dos EUA.

Argentina estuda saída alternativa

O líder liberal argentino anunciou em dezembro que pretende impulsionar um tratado de livre-comércio com Washington este ano. “Mas há mecanismos que podemos usar até mesmo dentro do Mercosul sem necessariamente ter que sair. Portanto, acreditamos que é possível alcançar esse objetivo sem ter que abandonar o que já se tem no âmbito do Mercosul”.

O presidente argentino garantiu que está trabalhando com os países do bloco “para que isso não seja um impedimento para avançar em direção ao livre-comércio”. Milei não explicou se pretende negociar esse acordo de forma independente ou em conjunto com os parceiros do Mercosul. O bloco proíbe principalmente negociações bilaterais sem o consentimento dos outros membros da organização.

Em momentos anteriores, os dirigentes já se opuseram a acordos individuais dos países-membros com outras nações. Milei critica o sistema de tarifa comum que rege o bloco e pede maior abertura. “O Mercosul, que nasceu com a ideia de aprofundar laços comerciais, tornou-se uma prisão que não permite aos países membros aproveitar seus potenciais exportadores”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui