Uma pesquisa recente liderada pela Universidade de Queensland mostrou que há mais áreas de recifes de coral em todo o mundo do que se pensava anteriormente. A descoberta foi feita através de um mapeamento detalhado de um satélite.
De acordo com os cientistas foram identificados 348 mil quilômetros quadrados de recifes de coral rasos, com 20 a 30 metros de profundidade. Estimativas anteriores indicavam uma área de 154 mil a 301 mil quilômetros quadrados.
“Descobrimos que 80 mil quilômetros quadrados de recife têm um fundo duro, onde os corais tendem a crescer, em oposição a um fundo macio como areia, cascalho ou ervas marinhas”, explicou Mitchell Lyons, pesquisador da Universidade de Queensland e autor principal do estudo.
Para a pesquisa, foram utilizados mais de 1,5 milhão de amostras e 100 trilhões de pixels dos satélites Sentinel-2 e Dove CubeSat da Planet para capturar detalhes em escala fina em um mapa global de alta resolução.
“Esta é a primeira representação precisa da distribuição e composição dos recifes de coral do mundo, com uma terminologia clara e consistente. Esses dados permitirão que cientistas, conservacionistas e responsáveis por políticas públicas entendam e gerenciem melhor os sistemas de recifes”, afirmou o autor da pesquisa.
Compartilhe: