quarta-feira, abril 23, 2025
InícioGeralAr frio se espalha pelo Brasil nesta quarta-feira, 23

Ar frio se espalha pelo Brasil nesta quarta-feira, 23

Esta quarta-feira, 23, será marcada por mudanças nas condições climáticas em várias regiões do Brasil. De acordo com a previsão do site Meteored, uma combinação de instabilidades tropicais, sistemas de baixa pressão e avanço de uma massa de ar frio define o cenário meteorológico do dia.

A previsão mostra grande concentração de nebulosidade e precipitações sobre a Região Norte e partes do Centro-Oeste e do Nordeste. As capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Cuiabá já amanhecem com tempo instável e previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com máximas entre 30°C e 32°C.

Na Bahia, a frente fria que passou pelo Sudeste no feriado de Páscoa agora atua no litoral do Estado e mantém o tempo fechado, além de trazer risco de acumulados de chuva, especialmente na região de Salvador. O mesmo padrão se repete em cidades como Maceió e Fortaleza, que devem registrar pancadas de chuva acompanhadas de calor.

O avanço de uma nova massa de ar frio derruba as temperaturas na Região Sul e em parte da Região Sudeste. O amanhecer será gelado nas serras do Sul e da Mantiqueira, com mínimas de até 8°C em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Em Campos do Jordão (SP), a mínima prevista é de 11°C.

Mapa de temperatura indica manhãs frias no Sul e Sudeste do Brasil, com máximas moderadas à tarde; calor segue intenso nas regiões Norte e Nordeste | Imagem: Meteored/Reprodução
Mapa de temperatura indica manhãs frias no Sul e Sudeste do Brasil, com máximas moderadas à tarde; calor segue intenso nas regiões Norte e Nordeste | Imagem: Meteored/Reprodução

Ao longo da tarde, as temperaturas seguem comportadas: Curitiba deve registrar máxima de 23°C; Belo Horizonte, 24°C; e São Paulo, com céu parcialmente nublado, não deve passar dos 25°C, de acordo com a previsão.

A atuação de um sistema de baixa pressão sobre Paraná, Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo e Santa Catarina provoca aumento da nebulosidade ao longo do dia. O tempo deve virar entre o final da tarde e o começo da noite, com risco de pancadas de chuva isoladas, mas com potencial para raios e rajadas de vento.

Em Campo Grande e Cuiabá, as temperaturas ficam elevadas, próximas dos 30°C durante o dia, mas a expectativa é de queda à noite, com a chegada das chuvas e o avanço de áreas de instabilidade.

As temperaturas permanecem elevadas em todo o Nordeste, com máximas entre 28°C e 33°C. A umidade elevada favorece sensação de abafamento em toda a faixa litorânea, com destaque para Fortaleza, Natal e Maceió. Chuvas passageiras devem ocorrer em áreas do litoral da Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Ar frio provoca chuvas intensas no Recôncavo Baiano

A quarta-feira, 23, será marcada por chuvas intensas no Estado da Bahia, com maior concentração na faixa leste, entre Ilhéus, Salvador e Costa do Sauípe. A previsão mostra acumulados significativos, com risco elevado de alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas urbanas.

Os ventos vindos do quadrante sul transportam umidade e ar frio para o litoral baiano, o que reforça a atuação de uma frente fria na região. Essa combinação de fatores contribui para aumento das precipitações e queda nas temperaturas, características típicas do outono.

O alerta é maior para a capital baiana e municípios vizinhos. Salvador pode registrar até 98,1 mm de chuva em 24 horas, enquanto Lauro de Freitas tem previsão de 71,4 mm. Em outras localidades próximas, os acumulados variam entre 40 e 60 mm ao longo do dia.

Ciclone provoca tempestade na Bahia
Passagem de um temporal na Bahia | Foto: Peter/Pexels

As chuvas devem começar já na madrugada, com intensidade moderada a forte, e manter o risco de transtornos durante o período da manhã. Entre o meio da tarde e o começo da noite, os volumes tendem a diminuir, o que pode proporcionar um breve alívio para serviços de reparo e escoamento da água.

No entanto, a atenção volta a ser necessária no período noturno. Entre Salvador e Feira de Santana, as precipitações voltam a ganhar força e há possibilidade de um novo pico de intensidade, o que deve agravar os impactos já sentidos nas primeiras horas do dia.

O alerta de chuvas volumosas se estende até a madrugada de quinta-feira 24, com possibilidade de os acumulados ultrapassarem os 100 mm. A Defesa Civil orienta que a população evite deslocamentos durante os períodos críticos, especialmente em vias próximas a rios ou áreas historicamente afetadas por alagamentos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui