quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioDestaqueApuração confirma a maioria do partido de Trump no Senado

Apuração confirma a maioria do partido de Trump no Senado

A agência de notícias norte-americana Associated Press informou, nesta terça-feira, 12, que a apuração dos votos para o Senado dos Estados Unidos está finalizada. Os resultados confirmaram 53 cadeiras para o Partido Republicano, do presidente eleito Donald Trump. As candidaturas independentes e os democratas somaram 47.

Os parlamentares vão compor o 119° Congresso dos Estados Unidos no dia 3 de janeiro de 2025. A cerimônia de posse de Trump está marcada para o dia 20 do mesmo mês.

A apuração mostrou que haverá uma troca busca no Congresso. Os democratas formavam a maioria na Casa desde a posse de Joe Biden, em 2021.

Com o novo cenário, caberá aos republicanos indicar um novo líder da Maioria, que é o maior cargo hierárquico do Congresso. O favorito para ocupar essa função é Rick Scott, reeleito senador pelo Estado da Flórida.

Em 2024, os candidatos disputaram 34 das cem vagas no Senado norte-americano. Nos Estados Unidos, o mandado de senador é de 6 anos e, a cada dois anos, as legendas lutam por um terço das cadeiras.

A apuração na Câmara dos Representantes, o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, ainda está em vigor. Até esta terça-feira, os republicanos contabilizaram 214 deputados, contra 205 democratas. A legenda de Trump precisa de mais 16 assentos para assumir a maioria nas duas Casas do Capitólio.

Donald Trump vence Kamala Harris e é eleito presidente dos Estados Unidos

O republicano Donald Trump vai voltar à Presidência dos Estados Unidos depois de vencer a democrata e vice-presidente, Kamala Harris. Com a apuração finalizada, Trump teve 312 dos 538 delegados.

Donald Trump, em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024 | Foto: Reuters/Brian Snyder

O empresário venceu a vice-presidente Kamala Harris, representante do Partido Democrata na disputa pelo comando da Casa Branca, em todos os sete Estados-pêndulo (ou swing states). Trata-se de regiões que podem mudar a direção das eleições por causa do número de delegados.

A vitória é a mais marcante para o Partido Republicano desde a eleição de George H. W. Bush, em 1988. Na época, Bush havia conquistado 426 delegados, contra 111 de Michael Dukakis.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui