A apresentadora Ana Paula Minerato foi demitida da Band nesta segunda-feira, 25, depois de uma acusação de racismo. Ela apresentava o programa de rádio Estação Band FM, no qual entrevistava diversas personalidades da música.
O caso veio à tona depois que diversos perfis começaram a espalhar nas redes sociais um áudio atribuído à Ana Paula, no qual a modelo supostamente chama uma jovem de “neguinha” e diz que ela tem “cabelo duro”.
Na gravação, a modelo conversava com o rapper KT Gomez sobre a cantora Ananda, do Grupo Melanina Carioca.
“Empregada do cabelo duro”, afirma Ana Paula no áudio. “Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro, você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né? Alguém ali o pai ou a mãe veio da África.”
Ouça o áudio na íntegra:
A apresentadora da Band Ana Paula Minerato foi demitida da emissora depois de ter um áudio com injúria racial vazado nas redes sociais. A gravação teria sido feita durante uma conversa com o rapper KT Gomez, na qual a modelo se referia à cantora Ananda, do Grupo Melanina Carioca. pic.twitter.com/Nf5W4OI0rB
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 26, 2024
A demissão de Ana Paula Minerato foi confirmada pela assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes.
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora”, disse a emissora, em comunicado. “Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.”
Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato por acusação de racismo
Ana Paula Minerato também era modelo e musa da Gaviões da Fiel, a maior torcida organizada do Corinthians. Ela também foi desligada do grupo.
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões”, comunicou a torcida organizada. “A decisão foi tomada depois da divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.”
“Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade”, acrescentou a Gaviões da Fiel.
Depois do conteúdo viralizar nas redes sociais na noite de domingo, 24, a cantora Ananda falou sobre o caso em seu Instagram.
“Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?”, pergunta.