A certidão de nascimento vai perdendo um pouco sua importância ao longo do tempo, sobretudo após a emissão da carteira de identidade e de comprovantes como o CPF. Porém, vez ou outra algum serviço exige a apresentação do documento, como a inscrição na faculdade ou um novo emprego.
NOVO RG começa a ser emitido em todo país nesta quinta (11); Troca é obrigatória?
É nessa hora que muita gente se desespera, já que nem todos costumam guardar ou conservar esse tipo de papel por muitos anos. A boa notícia é que existe uma maneira fácil de tirar a segunda via que dispensa a ida ao cartório.
Hoje, é possível emitir uma nova via da certidão de nascimento pela internet, sem enfrentar as longas filas e taxas dos estabelecimentos de registros. Saiba como fazer isso.
Como emitir a certidão de nascimento online
O serviço está disponível no site Registro Civil, desenvolvido pela Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil). Confira o passo a passo para solicitar o documento:
- Entre no site Registro Civil e informe os dados solicitados para criar uma nova conta.
- Selecione a opção “Nascimento” e informe o estado, a cidade e o cartório de registro.
- Digite nome completo, CPF, data de nascimento e filiação (nome do pai e da mãe). Não é obrigatório informar o CPF e a data de nascimento.
- Caso tenha a certidão de nascimento antiga, preencha os campos livro, folha e termo. Se não tiver, selecione a opção “Próximo”.
- Selecione a forma de envio da segunda via (por email ou impressa em papel oficial). A versão física pode ser enviada pelos Correios ou retirada em cartório.
- Confira se os dados estão corretos, concorde com os termos de uso e verifique o preço do serviço.
- Realize o pagamento da taxa e aguarde o envio.
O pagamento pela nova via da certidão de nascimento pode ser feito via cartão de crédito ou boleto. Quem escolhe a versão digital fica apto a baixar e imprimir o documento na hora, logo após pagar a taxa.