O Apple Vision Pro chegam ao mercado para os consumidores dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2). Os óculos de realidade virtual e aumentada da empresa norte-americana de tecnologia estavam em pré-venda no país desde 19 de janeiro.
Os dispositivos adquiridos antecipadamente começam a ser enviados aos consumidores nesta sexta-feira pela Apple.
A promessa da empresa é de que os óculos vão transformar “a forma como as pessoas trabalham, colaboram, se conectam, revivem memórias e desfrutam de entretenimento”.
“O Apple Vision Pro é o dispositivo eletrônico de consumo mais avançado já criado. Sua interface de usuário revolucionária e mágica redefinirá a forma como nos conectamos, criamos e exploramos”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple.
O sistema operacional será o visionOS, que tem o iOS como base. A novidade é que ele oferece uma interface tridimensional e pode ser totalmente controlado pelos olhos, mãos e voz do usuário.
“Gestos intuitivos permitem que os usuários interajam com os aplicativos simplesmente olhando para eles, tocando com os dedos para selecionar, sacudindo o pulso para rolar ou usando um teclado virtual ou ditado para digitar”, disse a Apple em comunicado à imprensa.
Nos Estados Unidos, o aparelho custa US$ 3.499 (cerca de R$ 17 mil) e é vendido nas lojas físicas e virtuais da Apple. Não há data confirmada para o lançamento do produto no Brasil.
A Apple fez uma parceria com a fabricante Zeiss e cobrará um adicional de até US$ 149 (cerca de R$ 750) por lentes magnéticas que podem ser acopladas ao aparelho por quem usa de óculos de grau.
Veja o vídeo de apresentação do Apple Vision Pro