A Apple vai lançar o iPhone 16 nesta segunda-feira, 9, com um chip de última geração baseado na mais recente arquitetura de design da Arm. A empresa busca integrar recursos de inteligência artificial (IA) avançada aos seus dispositivos.
A adoção da arquitetura V9 pela Apple para o iPhone, responsável por quase metade das suas receitas, representa um impulso significativo para a Arm, que mantém um acordo de licenciamento plurianual com a big tech.
O diretor da Arm, Rene Haas, afirmou que a V9 gera o dobro dos royalties em comparação com a geração anterior, a V8.
A arquitetura de chip da Arm se refere a um conjunto de instruções que formam a base de construção para o chip. A empresa, sediada no Reino Unido e listada na bolsa americana, obtém receita por meio de licenciamento e royalties.
A Apple já utiliza a arquitetura V9 da Arm em seus mais recentes chips M4 para MacBook, anunciados em maio, que, segundo a empresa, proporcionaram um “salto gigantesco” em desempenho para a próxima geração de seus PCs, esperada para os próximos meses.
Apple está com foco total em IA
Big tech, a Apple está se reposicionando como uma empresa focada em IA, depois de anunciar uma série de recursos em junho, que denomina “Apple Intelligence”.
No entanto, as demandas computacionais aumentadas para executar modelos de IA em smartphones tornam os avanços na tecnologia de chips essenciais.
A Apple Intelligence só funciona nos dispositivos mais avançados da empresa, como o iPhone 15 Pro e Pro Max, que possuem o chip A17 Pro, baseado na arquitetura V8 da Arm.
Depois de um IPO [oferta pública de ações, na sigla em inglês] bem-sucedido em setembro do ano passado, as ações da Arm subiram cerca de 70% desde o início de 2024. A empresa se beneficiou da diversificação em chips para PCs, automotivos e industriais, e de um aumento nos investimentos em IA.
Os investidores estão atentos ao lançamento do iPhone 16 em busca de mais detalhes sobre quando os novos recursos estarão disponíveis para os consumidores.
A Apple indicou que usará uma abordagem escalonada, introduzindo alguns recursos inicialmente e adicionando outros idiomas e regiões posteriormente.
Um teste beta para desenvolvedores do iOS 18.1, a atualização do iOS 18 que deve trazer a Apple Intelligence para o iPhone, está em andamento.