quarta-feira, maio 14, 2025
InícioCiência e tecnologiaApple trabalha em tecnologia de controle do iPhone pela mente, diz site

Apple trabalha em tecnologia de controle do iPhone pela mente, diz site

A Apple começou a estudar possibilidades para permitir que seus clientes possam comandar seus iPhones usando apenas o poder da mente, segundo o site The Wall Street Journal.

A ideia, de acordo com o veículo norte-americano, é usar uma nova geração de implantes cerebrais para emitir sinais dos neurônios que seriam capturados e decodificados pelos dispositivos da marca. A nova tecnologia permitiria, dentre outras coisas, que pessoas com lesões graves na coluna ou que vivem com doenças como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) possam usar os equipamentos mesmo sem ter mobilidade nas mãos e braços.

A gigante da tecnologia já trabalhou com a Synchron e conectou um dispositivo em uma veia do cérebro de um usuário que já vivem com o implante da marca ao Apple Vision Pro. Graças ao teste, o norte-americano Mark Jackson conseguiu ir até os Alpes Suíços e sentir suas pernas tremerem graças à realidade aumentada do equipamento. Ele pode controlar seus dispositivos da Apple, embora a usabilidade seja muito mais lenta do que a enfrentada pelos usuários que conseguem tocar as telas.

Jackson, que tem ELA, é uma das 10 pessoas que receberam o Stentrode da Synchron desde 2019. O dispositivo possui eletrodos que leem e transforma os sinais cerebrais em seleção de ícones em uma tela.

A expectativa da Apple, segundo o TWSJ, está atrelada ao desenvolvimento do implante da Neuralink, empresa de Elon Musk. O primeiro usuário do implante da marca mostrou que o dispositivo consegue capturar muito mais dados cerebrais do que o Stentrode. A diferença está na quantidade de eletrodos usada pela Neuralink (1.000 a 16) e no local onde o implante é colocado: se a Synchron posiciona o Stentrode em uma veia, a Neuralink resolveu colocar seu implante diretamente no cérebro.

Na terça-feira (13), a Apple anunciou que está trazendo uma série de novos recursos ainda neste ano para tornar seus dispositivos mais acessíveis, incluindo um anotador em braile e zoom ampliado para seu fone de ouvido de realidade mista, o Vision Pro.

Para usuários cegos ou com deficiência visual, os recursos de acessibilidade visual serão ampliados por meio do sistema de câmeras do Vision Pro. Segundo a empresa, os recursos de zoom permitirão que usuários ampliem tudo o que estiver em seu campo de visão usando a câmera principal.

Especialista detalha quais iPhones não poderão mais usar WhatsApp

Apple lança sistema antirroubo para o iPhone no Brasil

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui