terça-feira, novembro 26, 2024
InícioCiência e tecnologiaApple terá de remover restrições de uso para pagamentos

Apple terá de remover restrições de uso para pagamentos

Nesta segunda-feira, 25, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Apple remova restrições que limitem o uso de métodos de pagamento de terceiros no sistema operacional iOS. A decisão visa a oferecer aos usuários a liberdade de escolha em pagamentos dentro de aplicativos.

O Cade investiga possíveis práticas anticoncorrenciais da Apple, acusada de favorecer seu próprio sistema de pagamento em detrimento de alternativas disponíveis no mercado.

A investigação começou depois de uma queixa formal do Mercado Livre. A empresa afirmou que a Apple estava impedindo seus consumidores de utilizarem o método de pagamento próprio do Mercado Livre em transações realizadas no aplicativo de comércio eletrônico no iOS.

Apple divulga modelo do iPhone 16
O problema ocorre em iPhones | Foto: Divulgação/Apple

Apple restringe mercados nacionais

O Cade observou que as condições impostas nos termos de uso do iOS poderiam restringir mercados nacionais de distribuição de aplicativos e de sistemas de processamento de compras.

Para prevenir danos imediatos aos consumidores e ao mercado, a Apple tem 20 dias, até 15 de dezembro, para implantar as mudanças exigidas. Caso contrário, a empresa enfrentará uma multa diária de R$ 250 mil.

O processo administrativo avança agora para a fase de defesa, em que a Apple terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e contestar as alegações feitas contra ela.

Depois da análise da defesa, a superintendência-geral do Cade fará uma recomendação ao tribunal do órgão, que poderá decidir pela condenação ou pelo arquivamento do caso.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui