O Campeonato Carioca passará a contar com a arbitragem de vídeo, o VAR, em todas partidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. A decisão foi tomada nesta segunda (29), em reunião da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e o Vasco, que reclamou formalmente da atuação do árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano no empate em 2 a 2 com o Bangu, no domingo (28).
Até então, o regulamento do Estadual previa a utilização do VAR apenas em clássicos e nos jogos da fase final da competição. A Ferj colocará a nova prática em ação a partir da sexta rodada da Taça Guanabara.
“A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR”, publicou a Federação em nota oficial.
Além disso, o árbitro Tarcio Pinheiro Caetano passará por um processo de reciclagem. O Vasco questionou a atuação do juiz, em especial nas tomadas de decisões que causaram a expulsão de Jair e o pênalti de Medel durante a partida contra o Bangu.
Neste meio de semana, os times disputam a quinta rodada da Taça Guanabara – a última, portanto, sem o VAR nos jogos envolvendo os clubes grandes. O Botafogo enfrenta a Portuguesa, na terça (30), no Estádio Nilton Santos. Na quarta, o Vasco enfrenta o Nova Iguaçu, em Uberlândia, e o Flamengo encara o Sampaio Corrêa, em Belém. O Fluminense joga na quinta, contra o Bangu, no Luso-Brasileiro.