O corpo do Papa Francisco chegou neste sábado (26) à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, local escolhido por ele para seu sepultamento. A cerimônia será realizada ainda hoje, de forma privada – isto é, sem acesso ao público nem transmissão ao vivo.
Antes da chegada à basílica, foi celebrada a Missa das Exéquias (missa funeral) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração foi conduzida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
Segundo o Vaticano, 250 mil pessoas acompanharam o funeral presencialmente. Entre eles, estavam cerca de 50 chefes de Estado, incluindo os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Donald Trump (Estados Unidos) e Javier Milei (Argentina). A cerimônia também teve transmissão ao vivo pela internet.
Após funeral, corpo do Papa Francisco foi levado no papamóvel até igreja onde será sepultado
Após a missa, o caixão com os restos mortais do pontífice seguiu em cortejo pelas ruas de Roma a bordo do papamóvel, segundo o G1. O trajeto passou por locais simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, à qual Francisco pertencia.
Ao chegar à Basílica de Santa Maria Maggiore, igreja do século 5, os carregadores fizeram uma pausa em frente a uma imagem de Maria, onde o papa costumava rezar. Crianças depositaram flores brancas no altar.
Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. A celebração deste sábado marca o início do Novendiali, período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.
Quebra de tradição
A escolha de Santa Maria Maggiore para o sepultamento foi uma decisão do próprio Francisco, anunciada no final de 2023. Ele quebrou uma tradição de mais de três séculos, na qual os papas eram enterrados na cripta da Basílica de São Pedro.

Sete papas já foram sepultados em Santa Maria Maggiore – antes de Francisco, o último tinha sido Clemente IX, em 1669. Além disso, Francisco é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.
Ainda neste sábado, às 16h (horário de Brasília, 21h em Roma), será rezado um Rosário em frente à basílica. O túmulo do Papa Francisco estará aberto à visitação pública a partir de domingo (27).
Após morte de Papa Francisco, canonização do ‘padroeiro da internet’ é suspensa
A canonização de Carlo Acutis, o “padroeiro da internet”, também estava marcada para domingo (27). Mas foi suspensa por conta da morte do Papa Francisco.

A cerimônia para canonizar Acutis ocorreria numa cerimônia na Praça São Pedro. Acutis seria o primeiro santo da geração millennial (nascidos entre o início dos anos 1980 e a primeira metade dos anos 1990).
Até a publicação desta matéria, o Vaticano não tinha informado quando o processo de canonização de Acutis seria retomado.
Saiba mais sobre o “padroeiro da internet” nesta matéria do Olhar Digital.