O atacante Mateus Gonçalves, do Vitória, quebrou um jejum incômodo neste domingo (17). Após dois anos e meio de seca, o jogador marcou um gol como profissional. O feito ocorreu na partida do Leão contra o Barcelona-BA, no Barradão, em Salvador (BA), pela semifinal do Campeonato Baiano.
Aos 44 minutos do segundo tempo, o camisa 23 fez boa tabela com o lateral-esquerdo PK, recebeu dentro da área, dominou e finalizou de esquerda para o fundo das redes. Foi o quarto gol rubro-negro na vitória por 4 a 1 sobre a Onça Pintada, que garantiu o clube na final após seis anos.
O último gol de Mateus Gonçalves havia ocorrido no dia 12 de setembro de 2021, quando ele ainda atuava pelo Cerro Porteño, do Paraguai. Na ocasião, sua equipe venceu o 12 de Octubre FC, pelo Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio.
Desde então, o atleta acumulou 48 jogos, por Cerro, América-MG e Vitória, sem marcar.
Entre outubro de 2021 e 2022, Mateus Gonçalves viveu um drama profissional. Após testar positivo no exame de doping, após uma partida pelo Cerro, ele foi suspenso do futebol por um ano.
O atleta alega que foi injustiçado, que a contaminação partiu de uma farmácia na qual ele comprava uma suplementação. Quando chegou ao Vitória, ele relembrou o período difícil.
“Passei os piores momentos da minha carreira nesta contaminação (…) Depois de uns cinco dias, eu queria ficar em um quarto escuro, estava quase entrando em depressão. E aí minha esposa fala ‘olha, você precisa de um acompanhamento psicológico’. E aí é um conselho que eu dou para todos vocês. Terapia é preventiva, é boa”, afirmou, à época.
Com a vitória sobre o Barcelona-BA, o Vitória voltou à final do Campeonato Baiano depois de seis anos. A última vez que o clube tinha participado da decisão havia sido em 2018, quando perdeu para o Bahia.
Em 2024, o principal rival é novamente o adversário. A finais estão pré-agendadas para os finais de semana de 31 de março e de 7 de abril. No início da semana, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) vai divulgar as datas exatas e os horários das partidas.